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Motores

Conheça o Captur, o novo SUV da Renault

Modelo da montadora francesa chega às lojas em 10 de março.

Por Micheli Aguiar
A Renault fez nesta terça-feira (14) o pré-lançamento do seu mais novo Suv, o Renault Captur. Todo idealizado pela equipe brasileira da montadora francesa, o veículo será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. O lançamento oficial, entretanto, fica para 10 de março. Quem quiser já fazer teste drive e conhecer o modelo, é possível. Uma semana é o prazo para a entrega de quem se apaixonar e comprar o veículo.
Novidade no Brasil, o modelo já é sucesso na Europa, onde o Captur é baseado no Clio. Aqui em terras tupiniquins, na Rússia, onde já está rodando, e na Índia, onde chega em três meses, o modelo é baseado no sucesso Duster - veículo que segue como primeiro de linha para a marca. A versão brasileira também foi apresentada ao público no Salão do Automóvel do ano passado.
  • As opções de cor de pintura em único tom para o Captur são branco, cinza, prata e preto
    Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas fazem parte dos itens de série do Captur
    Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
  • Os preços do Captur partem de R$ 78.900
    Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
  • Modelo brasileiro do Captur é baseado na Duster
    Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
  • Novo SUV da Renault, o Captur foi apresentado ao mercado brasileiro nesta terça-feira, em São Paulo
    Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
  • Novo Renault Captur: visão lateral
    Foto: Renault/Divulgação
  • Novo Renault Captur: sinaleiras traseiras
    Foto: Renault/Divulgação
  • Novo Renault Captur: porta-malas
    Foto: Renault/Divulgação
  • Novo Renault Captur: Motor
    Foto: Renault/Divulgação
Preços
O Captur brasileiro parte de R$ 78.900, na versão Zen, que tem motor 1.6 flex, de 120 cavalos (com etanol), o mesmo do Duster, e câmbio manual de 5 marchas. Se quiser central multimídia MediaNav e câmera de ré, a conta sobe para R$ 80.890.
A segunda configuração disponível é a Intense, com motor 2.0 (148 cv) e câmbio automático de 4 marchas, por R$ 88.490. Bancos de couro são opcionais (R$ 1.500).
Ambas também cobram mais por pintura em dois tons (carroceria e teto): R$ 1.400.
Motor e consumo
O motor 1.6 de Captur e Duster teve melhorias no ano passado, quando estreou no Sandero e no Logan.
Para o Duster ele passou a entregar consumo 18% menor. As médias para o Captur divulgadas pela montadora são:
• na cidade: 7,6 km/l (etanol); 10,9 km/l (gasolina)
• na estrada: 8,0 km/l (etanol); 11,3 km/l (gasolina)
Para o 2.0, são:
• na cidade: 6,2 km/l (etanol); 8,8 km/l (gasolina)
• na estrada: 7,3 km/l (etanol); 10,8 km/l (gasolina)
Equipamentos
De série, o novo Renault conta com:
• ar-condicionado e vidros elétricos
• controles de estabilidade e de tração
• direção eletro-hidráulica (um motor elétrico aciona o sistema de direção hidráulica)
• airbags laterais (fora os frontais obrigatórios)
• controle de velocidade de cruzeiro
• assistência de retrovisor com rebatimento elétrico
• rodas de liga leve 17 polegadas
• sensor de estacionamento traseiro
• luzes diurnas de LED (válidas para a lei do farol de dia nas estradas)
• farol de neblina em LED
• sistema Isofix (mais simples) para cadeirinha
• Bluetooth
• Chave-cartão
Um detalhe que chama a atenção é a chave-cartão. Ela é presencial: basta tê-la no bolso para poder apertar o botão de partida e ligar o carro. É um “mimo” que a Renault tinha aqui no Mègane e continua oferecendo na Europa, inclusive no Captur de lá (baseado no Clio).
As opções de cor de pintura em único tom são branco, cinza, prata e preto. Para carroceria com cor diferente do teto há 9 combinações possíveis, com mais opções de cor para a carroceria.
Micheli Aguiar viajou a São Paulo a convite da Renault

Facelift estendido para toda a linha Etios

Mudanças visuais, que antes estavam restritas às versões mais caras, modernizam hatch e sedã da Toyota.

Etios 2018
O visual diferenciado, que até o ano passado era exclusivo para as versões mais caras Ready e Platinum, agora é estendido para toda a família Etios. As vendas da linha 2018 começaram em 24 de janeiro, com preços a partir de R$ 45,99 mil.
O novo visual dos modelos de entrada da Toyota foi desenvolvido localmente, no centro de design brasileiro. O Etios foi o primeiro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCap. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo os padrões globais da marca.
Na linha 2018, a montadora manteve os sistemas de segurança, como o encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix. Todas as versões são equipadas com air bag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Além disso, toda a linha pode ser negociada pelo Ciclo Toyota, estratégia de vendas que oferece condições especiais na compra de um veículo zero. A modalidade de negócio visa a criar benefícios exclusivos para o consumido.
Design 
Etios 2018
O visual destaca os novos para-choques dianteiros e traseiros, enquanto a nova grade confere ao modelo uma sensação de maior dinamismo. Além disso, à versão XLS foi adicionado um diferencial com saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
Opções de motor 1.3 ou 1.5

Os motores seguem os mesmos: 1.3 e 1.5, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz, São Paulo. Ambos trazem a já tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo. Os dois propulsores são construídos com bloco e cabeçote em alumínio, oferecendo a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade.
1.3 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, desenvolve 98 cv a 5.600 rpm quando abastecido com etanol e 88 cv também a 5.600 giros com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm com etanol e de 12,3 kgfm com gasolina, sempre a 4.000 rpm.
Etios 2018
1.5 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 107 cv de potência a 5.600 rpm quando abastecido com etanol e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm com etanol e de 14 kgfm com gasolina.
Duas opções de câmbio
Etios 2018
A transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de quatro. Porém, a partir de agora, somente as versões X e XS contam com as duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática. Para as configurações manuais, a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, a caixa manual de seis velocidades possui acionamento hidráulico da embreagem.
Versões e equipamentos
X
A versão de entrada da linha Etios, a X, traz de série, na linha 2018, itens como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole e banco traseiro com encosto rebatível. O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down e travas elétricas, entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios air bag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
XS
Adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB, controle de velocidade de cruzeiro (versão automática), controle de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas por meio de um botão, bancos com tecido em duas cores, descansa-braços no assento do motorista (somente na configuração automática), alto-falantes e tweeters, além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível e, assim, calcular e monitorar o valor gasto durante uma viagem.
Ready
A edição especial, que já conta com o design renovado que passa a integrar toda a linha 2018, é baseada na XS hatchback com transmissão automática e tem acessórios internos exclusivos que reforçam a sensação de conforto, privilegiando a independência e liberdade dos ocupantes do veículo. Entre os itens estão bolsa organizadora e tapetes para porta-malas, suporte para bolsas e mochilas, sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.
Etios 2018
XLS
Agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas em liga-leve aro 15’’ (nas X e na XS são aro 14’’, revestidas com calotas), sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante em padrão couro, retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Cross
Disponível apenas na carroceria hatchback, não possui alteração de design, já que conta com detalhes exclusivos enaltecendo sua vocação aventureira. No entanto, diferencia-se da XLS pelo desenho das rodas em liga-leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.
Platinum
A versão topo de linha conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas em liga-leve aro 15’’ com design esportivo, manopla de câmbio em couro, máscara negra na lanterna traseira, detalhe cromado na grade, aerofólio (na carroceria sedã), tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.
OS PREÇOS
ETIOS HATCH
X 1.3 16V manual: R$ 45,99 mil

X 1.3 16V automático: R$ 50,89 mil

XS 1.5 16V manual: R$ 51,19 mil

XS 1.5 16V automático: R$ 56,09 mil

Ready 1.5 16V automático: R$ 59,84 mil

XLS 1.5 16V automático: R$ 61,39 mil

Cross 1.5 16V automático: R$ 64,29 mil

Platinum 1.5 16V automático: R$ 64,99 mil
SEDÃ
X 1.5 16V manual: R$ 50,69 mil

X 1.5 16V automático: R$ 55,59 mil

XS 1.5 16V manual: R$ 53,99 mil

XS 1.5 16V automático: R$ 58,89 mil

XLS 1.5 16V automático: R$ 64,19 mil

Platinum 1.5 16V automático: R$ 68,39 mil
Fonte: Toyota

Uno Sporting: desempenho vitaminado com o motor de 109 cv

Versão esportiva acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 s e custa R$ 49,34 mil.

Adair Santos/GES-Especial
Rodas e adesivos exclusivos
O Uno Sporting recebe, enfim, um motor que condiz com a sua proposta. O Firefly 1.3 de quatro cilindros garante um bom desempenho à versão, que recebeu as mesmas mudanças das demais configurações na linha 2017 e um pacote visual personalizado.
No novo propulsor, são 101 cv com gasolina e 109 cv com álcool. Não se pode compará-lo a um T-Jet 1.4 turbo de 152 cv, mas ainda assim é bem melhor que o 1.4 de 85 cv/88 cv que equipava o Uno Sporting anterior. As acelerações e retomadas ocorrem sem ‘‘sofreguidão’’ e ficaram mais ágeis.
A direção elétrica não é apenas leve, como também vem com a função City, que a deixa ainda mais macia para manobras. Quem está acostumado a carros com direção mecânica ou hidráulica pode até ter a sensação de que o volante está desconectado do sistema. Em velocidades mais elevadas, entretanto, fica mais pesada, aumentando a sensação de segurança.
Um ponto que deveria ser revisto, entretanto, é a suspensão – que segundo a Fiat tem ‘‘acerto esportivo’’ –, mas na prática é macia demais em relação ao que a versão Sporting se propõe. Tudo bem que a esportividade do modelo está mais no visual do que propriamente nos atributos mecânicos, porém uma regulagem mais firme o deixaria muito mais divertido...
A linha 2017 trouxe a reboque um reposicionamento de preços. E infelizmente para cima, pois é o Mobi que ocupa o lugar que tradicionalmente foi seu. Assim, para ter um Uno é preciso desembolsar R$ 41,84 mil e, na Sporting, como a testada, R$ 49,34 mil.
Visual
Adair Santos/GES-Especial
Atrás, saída do escapamento é dupla e central
Spoiler na tampa traseira em preto brilhante, rodas em liga-leve aro 15’’, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira em preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas e retrovisores em preto brilhante e faixas laterais com escrita Sporting são itens exclusivos.
Desempenho
Adair Santos/GES-Especial
Bom rendimento, boa economia
O novo 1.3 gera 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e 109 cv e 14,2 kgfm com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,8 s com etanol e 10,6 s com gasolina, enquanto as máximas são de 177 km/h com qualquer um dos combustíveis. Segundo a montadora, na cidade o modelo faz 12,89 km/l com gasolina e 9,17 km/l com etanol. Na estrada, os números são de 14,05 km/l e 10,14 km/l, respectivamente. Baixo peso do carro (1.055 kg) contribui para o ótimo desempenho e o câmbio de cinco marchas conta com ótimo escalonamento. Esse motor está disponível também na Way, por R$ 47,64 mil. Então, quem não se apega ao visual e dá mais valor para a potência pode economizar R$ 1,7 mil.
Equipamentos
Na cabine, a evolução do acabamento salta aos olhos: materiais imitando fibra de carbono e insertos de black piano somam-se aos novos grafismos do painel de instrumentos. Faixa horizontal e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor vermelho royal são diferenciais internos.
Adair Santos/GES-Especial
Direção elétrica conta com função City
Em termos de equipamentos, desde a versão Attractive 1.0 o Uno 2017 vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica com função City, brake light e sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B e volante multifuncional. A partir da Way 1.3 o carro recebe sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
Economia com o Start&Stop
Adair Santos/GES-Especial
Sistema Start
O sistema Start&Stop pode representar mais de 20% de economia e a redução dos gases poluentes, passando a equipar agora de série todas as versões com motor 1.3, inclusive aquelas com câmbio Dualogic. O quadro de instrumentos traz itens para ajudar o motorista na condução e utilização do sistema. Além disso, sensores auxiliam no bom funcionamento e na segurança, como o existente no câmbio para reconhecimento da posição N e o de cinto de segurança do motorista para garantir que a repartida só será feita quando estiver afivelado. Porém, é possível desligá-lo por meio de um botão no painel. Essas versões também receberam o novo Smart Charging System, ou alternador inteligente, que otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o motor gere energia ao equipamento desnecessariamente.
Apoia-braços
Adair Santos/GES-Especial
Conforto durante as viagens
O apoia-braços central facilita a vida do motorista em viagens. Na cidade, porém, atrapalha bastante os movimentos para trocas de marchas, mas aí é só rebatê-lo. Bonito e gostoso de dirigir, o Uno mantém a mesma plataforma e, por isso, segue oferecendo um espaço apenas razoável para os passageiros do banco de trás.

RAM 1500 deve chegar em 2017

Pequena nos EUA, grande no Brasil, picape tem 5,81 m e é maior que as picapes médias, como a Ranger.

RAM 1500
Menor entre as picapes da marca RAM vendidas nos Estados Unidos, a 1500 desembarca no Brasil no segundo semestre de 2017, somando-se à RAM 2500. O modelo foi exposto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, atiçando a curiosidade dos fãs.
Com 5,81 m de comprimento, é um pouco menor que a RAM 2500, com seus 6,03 m, mas maior que picapes como a Ford Ranger (5,35 m). Nos EUA, a 1500 concorre com pesos-pesados – a exemplo da Ford F-150. A versão de acabamento exibida no salão brasileiro foi a Laramie, com cabine Crew Cab, a maior disponível. Ao contrário da 2500, porém, a 1500 não exige no País a carteira de habilitação C.
O anúncio de que a 1500 vem para o Brasil foi feito no Salão de Detroit, em janeiro passado. Pelos projetos iniciais, já deveria estar à venda, mas segundo informações de bastidores, ainda há muitos detalhes para acertar no processo de homologação. Um dos principais pontos de discussão seria o motor: a matriz queria trazer o Pentastar V6 3.6 de 291 cv a gasolina, enquanto a filial, mais habituada ao gosto dos brasileiros, insiste no V6 turbodiesel, uma decisão mais acertada. Nos EUA, a 1500 tem preço inicial de US$ 26 mil, mas por aqui dificilmente ficaria abaixo dos R$ 200 mil.
Motor V6 de 243 cv
RAM 1500
O powertrain combina força e refinamento. O motor 3.0 V6 turbodiesel desenvolve 243 cv de potência e 58 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com o câmbio automático de oito marchas. A versatilidade de uso é garantida pela tração 4x4 e pela suspensão a ar, que proporciona conforto de rodagem.
Visual imponente
RAM 1500
O design é bastante parecido com o da RAM 2500. A frente é imponente e há cromados por todos os lados: grade, para-choques e parte superior dos espelhos retrovisores. O peso da picape é de 2.549 kg e, sua capacidade de carga, de 750 kg, bem menor que os 1.030 kg da RAM 2500.
Equipamentos
RAM 1500
Linhas do painel são idênticas às da RAM 2500, com diferenças para alguns tons de acabamento. O nível de equipamentos da versão Laramie, com cabine Crew Cab, inclui seis air bags, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de áudio premium (nove alto-falantes e um subwoofer) e chave de presença Keyless Enter-N-Go (abertura das portas, caçamba e ignição sem usar a chave).
RAM 2500 custa R$ 259,9 mil
RAM 2500
Quem não está a fim de esperar a RAM 1500 tem como opção a gigante RAM 2500, que recebeu mudanças na linha 2016, comercializada no Brasil desde dezembro de 2015 em versão única, a Laramie, por R$ 259,9 mil. O motor turbodiesel Cummins 6.7 de 6 cilindros em linha e 24 válvulas gera 330 cv de potência e incríveis 104 kgfm de torque.
2015 Dodge RAM 2500 Laramie
O câmbio é automático de seis marchas. A picape chegou ao Brasil há 10 anos, ainda como Dodge RAM, na versão SLT. A montadora não divulga números mas, para fins comparativos, estima-se que acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 10 s, algo próximo de um sedã médio.
A RAM 2500 tem 3.410 kg e Peso Bruto Total (PBT) de 4.536 kg. Pela legislação brasileira, veículos com PBT acima de 3,5 mil kg são considerados caminhões.
Muito espaço a bordo
2015 Dodge RAM 2500 Laramie
O interior, todo revestido em couro, não deixa dúvidas: trata-se de uma típica picape norte-americana. A opção castanho canyon soma-se ao preto. Também inédito é o console central, que engloba a central multimídia Uconnect com tela de 8,4’’, com entradas USB, cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts. O enorme porta-objetos dividido em dois compartimentos facilita bastante a vida do motorista, assim como os sensores dianteiros de estacionamento.

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