Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Saúde

Gastrite sem tratamento pode durar anos

Episódios podem ser únicos ou se arrastarem por muito tempo e até provocar úlcera

Publicado em: 20.09.2021 às 06:00

Uma dor profunda na boca do estômago, que pode ser confundido com a dor do infarto, é a característica central da gastrite, uma questão que tem relação muito próxima com hábitos de vida.

Dor na boca do estômago, que pode ser confundido com a dor do infarto, é uma das principais características da gastrite
Dor na boca do estômago, que pode ser confundido com a dor do infarto, é uma das principais características da gastrite Foto: Adobe Stock

Daniela Rodrigues, gastroenterologista da Unimed Encosta da Serra, acrescenta ainda que esta dor pode vir acompanhada de azia, queimação, náuseas e vômitos. "Existem tipos de gastrite: a enantemática, a erosiva e a hemorrágica. Todas podem progredir para úlceras e sangramentos. Os sintomas geralmente aparecem após uma refeição volumosa ou rica em gorduras e condimentados", explica.

A médica da região também detalha os fatores de risco para o surgimento da doença e suas crises. "Uso prolongado de anti-inflamatórios e corticoides, uso excessivo de álcool, tabagismo, a infecção pela bactéria Helicobacter Pylori. Mas o principal fator é uma dieta inadequada, rica em gorduras, sal, alimentos industrializados, embutidos e condimentados e as comidas tipo fast food."

Mal por anos

A questão emocional também te forte ligação com o aparecimento da doença. "O estresse e a ansiedade podem estimular a produção de ácido, tornando o estômago mais sensível à ação dele, predispondo o indivíduo a ter gastrite", cita Daniela.

A inflamação na mucosa do estômago, ressalta a gastroenterologista, pode ser aguda ou crônica e durar por muito tempo. "A gastrite aguda ocorre de forma súbita, geralmente associada ao uso de medicamentos e ao uso abusivo de álcool. A gastrite crônica se caracteriza por um processo inflamatório contínuo e, se não for tratada, pode durar anos e se transformar em úlcera."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.