Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Decoração Estética moderna

100 anos da Bauhaus: a famosa escola 'casa de ideias' alemã

As influências no design, arte e arquitetura mundial

Por Taila Rheinheimer Schmidt
Publicada: 08.11.2019 às 16:31

. Foto: Divulgação
A Bauhaus foi uma grande casa de novas ideias, uma instituição avant-garde. Há cem anos foi fundada, em Weimar, e revolucionou a estética moderna. A faculdade de design, arquitetura e arte criou um dos principais movimentos artísticos do século 20. Na sequência, alguns fatos que você precisa saber sobre a escola mais famosa do mundo e suas principais marcas em Berlim .

Na cidade de Weimar dos anos 1920, quando as crianças não obedeciam, dizia-se: "Se você não se comportar vai para a Bauhaus". Na época, era tida como o lugar onde viviam os "loucos", que dançavam pelas ruas em coloridos trajes de teatro e pintavam quadros com triângulos, círculos e quadrados.

Foi a primeira escola de design do mundo. Em alemão, era conhecida como "a casa para construir", o que conduz a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte interligavam-se nesse espaço.

Com a escola, Walter Gropius pretendia formar novas gerações de artistas, sem haver distinções de classe e hierarquia. O que era produzido e estudado na instituição influenciou a estética moderna, funcionalista e consequentemente, o que é ensinado hoje em dia nas escolas de design.

Nascido na Holanda em 1917, o movimento De Stijl exerceu forte influência estética na Bauhaus, foi daí que surgiu o geometrismo em cores primárias de Mondrian, que foram amplamente apropriados pela indústria cultural.

A Nike lançou um modelo de tênis nas cores das obras neoplasticistas que imortalizaram a obra de Mondrian. A Yves Sant Laurent em 1965, trouxe um vestido inspirado nas mesmas composições. O frasco do perfume Chanel Nº 5, de visual clean, revolucionou o design moderno por meio da Bauhaus.

Atualmente a Universidade Bauhaus, localizada em Weimar, conta com cerca de 4.080 estudantes de 70 países. Desde 1996, os prédios da Bauhaus em Weimar e Dessau são Patrimônio Mundial da Humanidade.

A Bauhaus propunha uma arte ligada aos interesses da indústria, que unisse a beleza com a funcionalidade, que levasse em conta o lado prático e econômico. Foi lá que nasceu o desenho industrial que conhecemos hoje.

Em Berlim não é preciso ir a museus para admirar as criações da Bauhaus. Os artistas deixaram suas assinaturas em vários prédios e casas da cidade. Como o conjunto habitacional Schillerpark, em Wedding (1924). Um dos primeiros projetos públicos de habitação social na cidade. Outro exemplo é a Garagem Kant (1930), no bairro Charlottenburg, que causou sensação na época, sendo o único edifício-garagem remanescente do período entre guerras na região. Atualmente, a garagem está fechada e deve ser reformada para abrigar startups.

Peças inspiradas pela escola alemã mais famosa

 


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.