Publicidade
Cotidiano | Decoração Bem-estar

Transforme o banheiro em spa

Eles são funcionais por natureza, mas podem se tornar os ambientes mais relaxantes da sua casa

Publicado em: 12.09.2020 às 03:00 Última atualização: 12.09.2020 às 09:29

Com predomínio do branco e do bege, o SPA destaca a banheira separada do box Foto: Luis Gomes
Fora o fato de ser um espaço funcional, o banheiro tem condições de se transformar em um lugar de relaxamento e bem-estar. Os arquitetos Bruno Moraes, Pati Cillo e Cristiane Schiavoni - todos de São Paulo - mostram que projetos de banheiros podem ir além do trivial e se configurar em um spa. Afinal, por que não ter esse prazer em casa?

No projeto de reforma ou de construção de um banheiro, é preciso ter em mente o desejo dos moradores. Por exemplo: deve ser uma banheira dupla ou para apenas uma pessoa? Qual o tipo de chuveiro? Incluir um espaço duplo na bancada - perfeito para um casal -, é de fato relevante para a vida dos dois? "Para planejar o espaço, é necessário pensar esses itens de forma integral, bem como considerar a circulação", destaca Cristiane Schiavoni.

Ao analisar os pormenores, é hora de estudar o lay-out e entender a dinâmica de uso do ambiente. Em cômodos com banheira de hidromassagem, há quem prefira usar primeiro a ducha e depois partir para a imersão. "Nesse caso, podemos criar um acesso direto do box da ducha à banheira, sem a necessidade de circular pelo espaço do banheiro", explica Bruno Moraes. Quando o cliente expressa a preferência pela ducha dentro da banheira, a dica é colocar uma versão de chuveiro de teto centralizada, provendo, assim, um banho mais confortável.

Iluminação e revestimentos para ares de calma

De que adianta cuidar de todos os detalhes e não priorizar a iluminação? "Sempre digo para os clientes que a iluminação contribui com eficácia para esses ares de calma que eles anseiam", ressalta Pati Cillo. Assim, o projeto deve prover luz geral, luz mais leve para o espaço do banho e outra mais focada para os cuidados de skincare, maquiagem e barba.

Para cunhar o conceito de banheiro spa, o projeto precisa investir em materiais de qualidade como louças, metais e revestimentos. "Gosto muito da tecnologia que provê aos porcelanatos a possibilidade de remeter à madeira, couro e outros elementos que trazem a sensação acolhedora. Dessa forma, concebemos um ambiente muito seguro para a utilização da água e produtos químicos", diz Cristiane Schiavoni.

Piso e toalheiro

Para o inverno, pisos aquecidos são fáceis de instalar e de controlar a temperatura. Outro item é o toalheiro aquecido, que exerce a função de secar as toalhas usadas.

Espelhos limpos

Para evitar que o espelho fique embaçado, é importante prever desembaçadores instalados na parte de trás, deixando a imagem nítida e sem precisar passar a mão para limpar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.