Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Entretenimento Felinos

No Dia Mundial do Gato, veja algumas curiosidades sobre esses animais

Estimativas do IBGE apontam que, até 2022, a população de gatos no Brasil poderá ultrapassar 30 milhões

Última atualização: 17.02.2020 às 11:50

Eles são dóceis, tem uma sapiência abundante, possuem inúmeras curiosidades, além de gostarem de carinho (ou às vezes nem tanto). Mas uma coisa é certa: os gatos têm um dia todo seu e ele é comemorado nesta segunda-feira (17). A data mundial retrata muito mais que personagens animados rodeados por inúmeros mitos, como o das sete vidas, por exemplo, mas sim o objetivo de debater e conscientizar as pessoas com relação aos cuidados e respeito com os bichanos. O Dia Mundial do Gato foi instituído em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal.

Conforme o portal JC Online, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, os gatos ainda não são maioria nos lares, mas os brasileiros cada vez mais têm adotado os felinos. Segundo o Instituto, são 23,9 milhões de gatos em todo o território nacional. Estimativas apontam que, até 2022, este número ultrapasse os 30 milhões.

Veja 15 curiosidades sobre gatos

1  -  os gatos passaram a ser domesticados a partir de 7.500 a.C. Os primeiros fósseis dos animais foram encontrados em uma região de deserto, no Norte da África.

2- esses felinos possuem características apuradas para a caça, como a visão tridimensional e noturna. Eles costumam, inclusive, caçar mesmo sem ter fome.

3 -  o paladar dos gatos é menos desenvolvido comparado ao de cães e humanos. Eles possuem 475 receptores gustativos, enquanto cães têm 1,7 mil e humanos 9 mil.

4 - o olfato, diferentemente do paladar, é bem desenvolvido. Inclusive é o primeiro sentido que atrai os felinos para o alimento. 

5 - a audição dos felinos é bastante aguçada e melhor que a de um cão. Eles têm capacidade de orientar o ouvido na direção do som. Esse sentido é um fator-chave para seu comportamento alimentar de caça.

6 - o maxilar de um gato movimenta-se em ambos os sentidos, para que um gato possa mastigar pedaços maiores de comida. 

7 - os pequenos tufos de pelo nas orelhas de um gato servem para manter a sujidade fora, direcionar sons para o ouvido e isolar as orelhas.

8 - um gato tem 230 ossos no seu corpo. Um humano apenas tem 206.

9 - coração felino bate quase 2 vezes mais rápido do que o de um humano: cerca de 110 a 140 batidas por minuto.

10 - gatos não têm glândulas sudoríferas no seu corpo como os humanos têm. Em vez disso, suam pelas patas. 

11 - todos os gatos têm unhas. Aquelas que estão nas patas traseiras não são tão afiadas como as das patas dianteiras, porque as unhas das patas traseiras não são retráteis, logo gastam-se mais.

12 - a fase madura de um gato se inicia aos 7 anos. A partir dos 12, ele entra no estágio senil.

13 - um gato pode fazer, aproximadamente, 100 tipos diferentes de sons, enquanto um cão pode fazer até 10.

14 - em média um gato passa 2/3 do dia dormindo. Isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos.

15 - o cérebro de um gato é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão. Ambos, humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.