Publicidade
Cotidiano | Gourmet Assado

Receita de matambre para comemorar o Dia do Gaúcho

Veja receita para comemorar o 20 de Setembro

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 19.09.2020 às 03:00 Última atualização: 20.09.2020 às 18:24

Este assado de matambre recheado não tem erro Foto: Tati Feldens
Fim de semana de festa para a gauchada com o aniversário da Revolução Farroupilha, comemorado neste domingo. E se tem festa de gaúcho, tem churrasco. Para fazer diferente, a nossa dica é o matambre relleno (recheado), um prato especial criado por Antonio Costaguta, o El Topador. Ele, que é nascido em Santana do Livramento, vem ganhando espaço como especialista na arte do assado.

Matambre relleno

Por El Topador

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

1 peça de matambre bovino / 1/2 pimentão vermelho / 1/2 pimentão amarelo / 2 palitos de queijo coalho / sal / tomilho / pimenta a gosto / leite

Modo de preparo

1ª etapa / Ferva o matambre por 1h30min no leite na temperatura de 180º C.

2ª etapa / Depois de fervido, estenda na tábua e recheie com os ingredientes: pimentões e queijo. Tempere com sal, pimenta e tomilho.

3ª etapa / Hora de envolver a carne e cruzar os palitos para voltar à grelha com o objetivo de dourar a peça. Deixe em média 5 minutos na grelha com fogo alto.

Dica valiosa do assador:

Atente para a procedência da carne (prefira as de raças britânicas criadas no pampa gaúcho e alimentadas a pasto) e temperatura do fogo. Entende-se que a temperatura está adequada quando se consegue deixar a palma da mão estendida sobre o fogo por 5 segundos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.