Publicidade
Cotidiano | Gourmet Refeição

Nhoque para ocasiões especiais

Veja receita diferente e saudável

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 03.10.2020 às 03:00 Última atualização: 03.10.2020 às 09:28

Nhoque de batata-doce harmonizam bem com vinhos tintos de sabor frutado Foto: Divulgação

Se você quer surpreender seus familiares e amigos com um prato sofisticado e, ao mesmo tempo, conciliar com uma alimentação saudável, esta receita é bem interessante. O chef Wander Bresolin, integrante da Associação de Vinícolas dos Altos Montes, preparou uma opção para ocasiões especiais: Nhoque de batata-doce, manteiga de sálvia com nozes e queijo pecorino. Confira a receita e a dica de harmonização com vinho.

Nhoque de

batata-doce

Por chef Wander Bresolin

Rendimento: até 3 porções

Ingredientes

Para a massa / 600g de batata-doce / 1 ovo / 100g farinha de trigo / sal a gosto

Para o molho e finalização / 80g de manteiga sem sal / 10 folhas de sálvia fresca / 50g de nozes descascadas / 50g de queijo pecorino ralado fresco

Modo de preparo

1ª etapa / Envolva as batatas com casca em papel alumínio e asse por 1h30 a 200º C.

2ª etapa / Ainda quentes, descasque-as e amasse-as até formar um purê. Reserve na geladeira por 1 hora.

3ª etapa / Misture o purê com o ovo, a farinha e o sal a gosto (sem sobrepor à doçura da batata) até formar uma massa homogênea.

4ª etapa / Em superfície lisa, polvilhe a farinha de trigo para que a massa não grude e faça rolinhos na espessura de 1 dedo. Depois corte-os em pedaços também com largura de 1 dedo. Coloque os nhoques cortados em uma forma e polvilhe farinha para que eles não se grudem. Reserve.

5ª etapa / Pique a sálvia em tiras finas, toste as nozes no forno por 5 minutos a 200º C e pique-as. Reserve.

6ª etapa / Para cozinhar o nhoque, ferva uma panela com água e adicione sal até ficar salgada como a água do mar. Coloque os nhoques para cozinhar, evitando que se grudem. Estarão prontos quando subirem à superfície.

7ª etapa / Em uma frigideira em fogo médio, acrescente manteiga, sálvia e nozes. Após ficarem prontos, inclua os nhoques e mexa para que se misturem ao molho.

8ª etapa / Adicione a esse molho 5 colheres de sopa da água do cozimento. Finalize com queijo pecorino.

Harmonização: O enólogo Edegar Scortegagna indica a harmonização do prato com vinhos tintos de sabor frutado e acidez equilibrada.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.