Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Animalescas

Saiba quais são os cuidados a serem tomados com o seu pet durante o verão

No calor os tutores devem ficar atentos ao comportamento dos pets. Também é importante ter cuidado com a hidratação dos animais e passeios na cidade e na praia

Por Juliana Nunes
Última atualização: 13.01.2020 às 16:21

A cusca Pretinha gosta de veranear no Litoral Norte e também adora brincar na grama Foto: João Carlos Mattana/Especial
Assim como outras estações, o verão tem particularidades e exige cuidados específicos com os pets. Com as altas temperaturas os tutores precisam ficar atentos aos horários dos passeios, alimentação e até hábitos comuns neste período, como ir à praia. "Precisamos ficar atentos à questões como o câncer de pele. Evitar exposição dos animais ao sol em horários em que ele está mais forte e passar protetor solar de uso veterinário", observa a médica veterinária Mariana dos Santos, que traz outras informações no quadro de dicas.

Pretinha

A Pretinha é uma cadela acostumada com o Litoral Norte. Ela foi resgatada na cidade de Arroio do Sal em junho de 2019, após ter sido deixada no telhado de uma residência. Castrada, vacinada e amada, a cadela vive hoje em Novo Hamburgo com a família que escolheu. E a professora Carla Mattana, 21 anos, costuma cuidar ainda mais do seu xodó no verão.

"Passeamos com ela ou de manhã bem cedo ou a partir das 17 horas. E sempre cuidamos para ser em locais com grama", conta Carla, que também fala sobre hábitos no litoral. "Na praia a gente entende que além de não ser indicado, ela fica exposta a outras doenças. Quando vamos ela não vai junto. E sempre deixamos as vacinas em dia e a vermifugação também, com acompanhamento da veterinária."

Dicas

Passe protetor solar, principalmente no focinho, orelhas e coxins plantares (almofadinhas das patas)

Banho frio pode ajudar a aliviar o calor excessivo

A água deve ser constantemente reposta e trocada, se necessário. Colocar gelo pode ser uma boa

Evite passear com seu pet entre 10 e 16 horas

Sempre que for passear com o seu amigo, leve junto uma boa quantidade de água

A tosa é uma maneira de amenizar o calor nos cães, torne a prática frequente

Sempre que seu pet entrar na água, observe os seus ouvidos. Ouvido sujo e água é combinação que pode levar às otites.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.