Publicidade
Notícias | Região Fenômeno

Câmeras em Taquara e Porto Alegre registram chuva de meteoros

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, os meteoros podem ser vistos até o dia 15 de agosto

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 31.07.2020 às 14:20 Última atualização: 31.07.2020 às 16:50

Fenômenos podem ser vistos pelas pessoas até metade de agosto Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

Chuvas de meteoros foram registradas em cidades em Taquara e Porto Alegre nos últimos dias. Entre a noite de quarta-feira (29) e a madrugada desta quinta (30), foram três registros. De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, sediado no Vale do Paranhana, esses meteoros podem ser vistos pelas pessoas em todo o Brasil até a metade de agosto.

"Com menos nuvens no céu todos podem assistir a 'olho nu' as três chuvas de meteoros que estão ocorrendo neste período. A Delta Aquáridas do Sul é a que tem a maior ocorrência de meteoros", disse Jung.

Saiba mais sobre as três chuvas

O professor explica que a Delta Aquáridas acontece desde 12 de julho e pode ser visto até o dia 23 de agosto. A origem desta chuva ainda é desconhecida, mas se acredita que foi originada pelos detritos do cometa 96P Machholz, descoberto em 1996. Já a Piscis Austrinídeos está ativa desde 15 de julho a 10 de agosto e seu radiante (que é onde entram os meteoros no céu) se localiza na constelação de Peixe, ao Oeste. Por fim, a Alfa-Capricornídeas ocorre desde o dia 3 de julho e se estende até 15 de agosto. É uma chuva com menor incidência de meteoros. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.