Publicidade
Notícias | Ser Educação Ser Educação

Pandemia também é momento para buscar aperfeiçoamento

Instituições de ensino oferecem opções de ensino à distância ou semipresencial

Por Bruna Mattana
Publicado em: 04.09.2020 às 05:00 Última atualização: 04.09.2020 às 09:36

A estudante Eduarda adora as aulas no formato virtual Foto: Unopar/Divulgação

Diversas instituições de ensino tiveram que se adaptar ao formato virtual de ensino. Algumas instituições, porém, que já ofertavam cursos nessa modalidade tiveram mais facilidade para migrar as aulas presenciais para o modelo remoto, como é o caso da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Segundo a gerente do polo da Unopar de Novo Hamburgo, Fabiana Portes, a instituição oferece cursos totalmente à distância e também no formato semipresencial. "Nesse caso, o aluno assiste aula presencialmente uma vez por semana. Devido à pandemia, essas aulas passaram a ser remotas", salienta.

Ela destaca que a experiência está sendo positiva, pois os alunos estão participando ativamente. "Aumentamos nosso contato com o estudante e esse momento tem refletido em um fortalecimento dos laços entre aluno e instituição", pontua.

Além disso, Fabiana ressalta que houve aumento na procura pelos cursos da instituição. "As pessoas estão vendo a importância de se qualificar para uma melhor colocação no mercado de trabalho quando acabar a pandemia", destaca.

Ensino virtual

A estudante do curso de Processos Gerenciais da Unopar, Eduarda Huff, 21 anos, conta que iniciou o curso em julho do ano passado e que adora a modalidade de ensino à distância.

"A Unopar tem um sistema ótimo. É tudo organizado com datas, temos videoaulas ao vivo, na qual podemos tirar dúvidas com o professor e interagir com os colegas. Temos um tutor para cada disciplina. Para quem gosta de flexibilidade de horário é uma ótima opção. Eu não iria para o presencial", diz.

Ela conta que, com aulas virtuais, é necessário comprometimento. "Tem que ser uma pessoa regrada, pois se a gente perde a data da prova, por exemplo, é como se tivesse perdido presencial, ficamos sem nota. Mesmo assim, me organizo dessa forma, consigo encaixar a aula na minha rotina e se eu perco a videoaula ela fica gravada e posso assistir depois. Eu gosto dessa metodologia, sou uma incentivadora da aula à distância, além do custo benefício ser muito bom, pois não tenho gasto com transporte", opina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.