Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

Blog do Rodrigo Becker
Saneamento

Câmara pode votar quinta a PPP da Corsan

Projeto que autoriza parceria segue nas comissões, mas discussão entre bancadas é por acordo que incluiria a medida na pauta ainda esta semana
11/06/2019 16:31 11/06/2019 19:25

A Câmara de Canoas se prepara para votar na quinta-feira o projeto de lei do governo que autoriza uma Parceria Público-Privada da Corsan para universalização do saneamento básico em toda a região. O projeto já caminha pelos corredores da Casa desde o ano passado mas somente agora se encaminha para o plenário.

"Vamos discutir a inclusão na pauta", confirma o líder do governo, vereador Juares Hoy (PTB), mais cedo em conversa com a coluna.

Polêmica, a PPP é tida pela Oposição como o primeiro passo para a privatização da Corsan. A companhia, no entanto, aposta na medida como forma de transformar nove municípios da região metropolitana em canteiros de obras por onde passarão o saneamento de mais 1 milhão de pessoas. "Canoas tem hoje cerca de 27% de cobertura para coleta de esgoto. Com a PPP, em 11 anos, teremos quase 90%", já disse o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB), em mais de uma ocasião.


Votos

O projeto vem se arrastando há tanto tempo na Câmara por uma razão bastante simples, na verdade: faltam votos para sua aprovação. Por se tratar de uma medida de mexe em uma concessão pública, o projeto precisa de 14 votos favoráveis para ser aprovado. Até a semana passada, o governo só contava com o apoio de 12 vereadores - e isso formalmente, já que alguns ainda sinalizavam a possibilidade de se abster ou, quem sabe, votar contrariamente à medida.


Articulação

Há duas semanas, no entanto, o próprio prefeito reforçou o time da articulação que gira em torno do projeto. Em entrevista à coluna, disse que procuraria cada um dos vereadores para argumentar a favor da PPP - na visão dele, é a única saída para dotar a cidade de um tratamento de esgoto eficiente e, ainda, receber compensações da ordem de R$ 65 milhões do Fundo Compartilhado para investimentos em parques, praças e na complementação das cotas do dique no bairro Rio Branco.

Diário de Canoas

Blog do Rodrigo Becker

por


Rodrigo Becker é jornalista e desde 2002 se dedica à cobertura política e de eleições. Em 2017, entrou para o time de editores do Diário de Canoas e desde o início do ano assina uma coluna de Política diária na versão impressa do jornal. Quer contribuir? Envie e-mail para rodrigo.becker@gruposinos.com.br ou ligue 3462.7057

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS