Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Como resolver

Problemas causados pelas infiltrações

Quando os sinais se manifestam nas paredes, surge a dúvida: o que deve ser feito? Saiba o que fazer

Publicado em: 01.12.2020 às 06:00 Última atualização: 01.12.2020 às 12:13

Infiltrações em muros e paredes

Problemas com infiltração nas paredes são muito comuns, e o resultado estético é bastante desagradável. Quando os sinais se manifestam nas paredes, surge a dúvida: o que deve ser feito?

Existem maneiras de fazer a impermeabilização na parede, mas é preciso entender que quase sempre o sinal que se manifesta nela é resultado de uma infiltração em outro lugar. Quando é o caso, impermeabilizar a parede não vai resolver - e há grandes chances dos problemas reaparecerem. O Fórum da Construção elenca, a seguir, as causas de problemas de infiltração nas paredes e como fazer a correção adequada.

Antes de falar sobre técnicas para impermeabilização de paredes, é preciso entender por que está ocorrendo a infiltração e resolver o problema na sua origem. Fazer uma intervenção na parede, nas situações em que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver de maneira definitiva. Dessa forma, cabe a pergunta: quais são as principais causas de infiltração na estrutura?

As lajes sem proteção são uma das maiores causas de problemas de infiltração e umidade na construção. As lajes de cobertura que não receberam o tratamento de impermeabilização adequado permitem que a água percole, causando problemas não apenas na própria laje mas também em outros elementos da estrutura. A infiltração na laje é um problema sério. Ela pode causar exposição e corrosão de armaduras. No caso das paredes, a água percolada causa mofo, bolor, descasca a pintura e deixa um aspecto visual bastante desagradável.

É comum que, com o passar do tempo, surjam fissuras e rachaduras nas paredes, tanto do lado externo como interno. Elas se dão devido às movimentações da estrutura decorrentes de variação climática, recalques de fundações ou qualquer outro fenômeno a que a construção seja submetida. Quando isso acontece, as fissuras passam a ser porta de entrada para a infiltração e percolação de água. O resultado são bolhas na pintura, bolor e manchas em geral. Caso esse seja o motivo das infiltrações, o problema nas paredes só será resolvido de maneira definitiva quando as fissuras e rachaduras forem devidamente tratadas.

Confira três dicas para o projeto:

1Colocar azulejo acaba com os problemas de umidade em paredes. Este é um mito bastante difundido no País e não é incomum que até certas empresas e profissionais ofereçam essa solução para seus clientes. A instalação de azulejos e pisos cerâmicos na parede não somente não resolve definitivamente os problemas de infiltração como também pode gerar problemas ainda maiores. O azulejo cerâmico é bastante utilizado como revestimento de áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, e também como revestimento de piscinas e saunas. As principais vantagens deste tipo de material são a facilidade para limpeza superficial, muito importante para áreas como as descritas acima, e também a grande disponibilidade no mercado, tanto de materiais como de mão de obra. Contudo, não é possível afirmar que os pisos cerâmicos podem ser considerados como sistemas de impermeabilização. Como o próprio nome diz, ele deve ter a função apenas de revestimento, formando uma barreira para água entre o ambiente externo e a parede, e não o contrário. É possível que o piso cerâmico "esconda" os problemas de umidade, mas isso não significa que ela não esteja presente. É bastante comum, inclusive, que comecem a surgir eflorescências por lixiviação nas regiões do rejunte. Essa "calda" branca é formada pelas sais do concreto que estão sendo "lavados" pela umidade. E, como se pode imaginar, o aparecimento deste tipo de patologia é um indicativo que internamente a estrutura da parede está sujeita aos riscos da umidade. E isso vale para qualquer tipo de revestimento, seja ele cerâmico, azulejo, porcelanato, junta-seca, grandes, pequenos, caros ou baratos: não é possível utilizá-los como sistemas definitivos de impermeabilização de paredes.

2 Reboco impermeabiliza paredes e muros. Os chapiscos, rebocos ou emboços, sem o uso de aditivos impermeabilizantes específicos, não são capazes de impermeabilizar paredes e muros, especialmente em locais externos sujeito às intempéries como sol, chuva e vento. Existe uma ideia de que, uma vez rebocado, o muro está protegido contra os ataques de umidade, o que não é verdade. Como já vimos, é preciso ter em mente que os sinais que são vistos de infiltração, especialmente nos muros, quase sempre são consequência de falhas de impermeabilização na fundação ou no topo, e muitas das vezes um conjunto das duas. O reboco é uma camada de regularização e revestimento para muros e paredes, e não deve ser esperado que tenha a função de um sistema de impermeabilização. É possível, logicamente, se utilizar de aditivos impermeabilizantes no preparo da argamassa, que em conjunto com a impermeabilização correta das baldrames, a proteção mecânica do topo do muro e revestimento final adequado, conferem ao muro resistência à umidade. Contudo, um reboco simples, por si só, não é capaz de proteger um muro contra os ataques da umidade.

3 Em muros de contenção e encosta sempre haverá problemas de infiltração. Este é outra ideia bastante conhecida em várias regiões do Brasil: nos casos de muro de divisa, onde há terra do outro lado, as infiltrações vão acontecer e não há nada que possa ser feito. E não somente as infiltrações são um problema, como há casos de colapso total destas estruturas. Esse é mais um, dentre diversos outros casos, dos resultados da falta de planejamento e execução de serviços de engenharia por profissionais e empresas competentes e habilitados. É preciso entender, antes de mais nada, que paredes e muros de contenção são diferentes dos muros de divisa comuns, e precisam ser devidamente dimensionados e projetados. A infiltração em muros de arrimo acontece quando eles não são feitos de maneira correta, e, consequentemente, o uso de sistemas de impermeabilização é negligenciado. É fundamental que sejam executadas as mantas de impermeabilização por profissionais e empresas habilitados.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116