Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Arquitetura

A porta como elemento decorativo

Coloridos, grandes ou em vidro, os tipos de portas são muitos, restando apenas definir a escolha ideal para estar em harmonia com os seus objetivos

Publicado em: 11.01.2021 às 06:00

Winter view of home with red door and front porch. A wreath hangs on the vibrant red front door with glass panes.

Na hora de compor um ambiente, qualquer detalhe pode ser um destaque na decoração, e para isso é necessário apenas a criatividade. No caso das portas, não poderia ser diferente. Lembre que elas estão em praticamente todos os cômodos, o que dá a oportunidade de usar a criatividade e garantir um ambiente ainda mais aconchegante. Coloridos, grandes ou em vidro, os tipos de portas são muitos, restando apenas definir a escolha ideal para estar em harmonia com os seus objetivos e com o restante da decoração. Confira as dicas do Senac.

Ao planejar detalhes da decoração, a escolha das portas deve ser pensada com base no uso e no conforto. As opções em vidro, por exemplo, podem ser modernas, mas será que elas garantem a iluminação e privacidade que você busca para o seu cômodo? Da mesma forma, se a intenção é compor um ambiente vintage, determinados modelos podem trazer melhores resultados. Portanto, lembre de adequar o uso ao estilo, garantindo o conforto que você planeja para a sua decoração.

Uma porta externa está exposta ao clima diariamente, o que diminui a sua vida útil caso não possua resistência. Parte deste problema pode ser solucionado com a escolha da tinta. Em aberturas internas ou externas, a melhor opção é a sintética, que além de aumentar a resistência do material, tem secagem mais rápida e pouco odor. Além disso, é interessante realizar a pintura com compressores, o que diminui as manchas provocadas pela pintura manual.

Modelos

1 De correr

Um dos tipos de portas mais conhecidos por quem tem pouco espaço e deseja otimizar cada centímetro são as opções de correr. Mas, além desse benefício, também são muito eficientes para conectar cômodos, independentemente se você deseja uma alternativa discreta ou um destaque na decoração. E se engana quem pensa que é restrita a ambientes internos: as portas de correr são ótimas opções para a entrada secundária da casa - como aberturas para o jardim - que integram o espaço com a natureza.

2 Coloridas

Se você busca um ambiente aconchegante e diferente, experimente pintar as portas internas com tons coloridos. Uma porta vermelha em um ambiente neutro, por exemplo, é uma escolha que vai exalar criatividade! Nesse caso, o modelo e as cores das dobradiças e maçanetas fazem toda a diferença, devendo estar sempre em harmonia com o restante da estrutura. Não esqueça de inserir detalhes no cômodo com o mesmo tom de cor, isso irá destacar a sua decoração!

3 Grandes e pivotantes

Portas externas grandes e pivotantes dão um toque de sofisticação quando escolhidas para a entrada da casa. Mas quem deseja reduzir gastos e aumentar a praticidade com essa opção, pode optar por um modelo menor e adaptá-lo em um painel que tenha a mesma cor e textura, simulando a continuidade da porta. Outra opção é destacar ainda mais a abertura com detalhes em vidro ao redor, resultando em um aspecto moderno para a arquitetura do imóvel.

4 Camufladas

Imagine um quarto branco com uma das paredes em azul, justamente onde está inserida a porta, que apresenta o mesmo tom de cor. Apesar de ser uma maneira menos usual de aplicar a cor em ambientes, incluir a porta na mesma coloração do espaço pode proporcionar um estilo minimalista e sofisticado para o cômodo. Nestes casos, é importante não repetir o tom de forma muito aparente na mobília, enfatizando peças em branco para criar uma harmonia no espaço.

A harmonização de elementos é usada para compor diferentes estilos de decoração. Com base na criatividade e conhecimentos técnicos, um profissional de design de interiores identifica oportunidades para destacar detalhes em todos os espaços, como por exemplo, os tipos de portas ideias para determinado cômodo.

Fonte: Senac SC

Sugestões para mudar o visual do seu lar

Coloridas

Se você busca um ambiente aconchegante e diferente, experimente pintar as portas internas ou externas com tons coloridos. Uma porta vermelha em um ambiente neutro, por exemplo, é uma escolha que vai exalar criatividade. Nesse caso, o modelo e as cores das dobradiças e maçanetas fazem toda a diferença, devendo estar sempre em harmonia com o restante da estrutura. Não esqueça de inserir detalhes no cômodo com o mesmo tom de cor, pois isso irá destacar a sua decoração.

De correr

Um dos tipos de portas mais conhecidos por quem tem pouco espaço e deseja otimizar cada centímetro é a de correr. Mas, além desse benefício, também são muito eficientes para conectar cômodos, independentemente se você deseja uma alternativa discreta ou um destaque na decoração. E se engana quem pensa que é restrita a ambientes internos: as portas de correr são ótimas opções para a entrada secundária da casa - como aberturas para o jardim - que integram o espaço com a natureza.

Camufladas

Imagine um quarto branco com uma das paredes em azul, justamente onde está inserida a porta, que apresenta o mesmo tom de cor. Apesar de ser uma maneira menos usual de aplicar a cor em ambientes, incluir a porta na mesma coloração do espaço pode proporcionar um estilo minimalista e sofisticado para o cômodo. Nestes casos, é importante não repetir o tom de forma muito aparente na mobília, enfatizando peças em branco para criar uma harmonia no espaço.

A harmonização de elementos é usada para compor diferentes estilos de decoração. Com base na criatividade e conhecimentos técnicos, um profissional de design de interiores identifica oportunidades para destacar detalhes em todos os espaços, como por exemplo, os tipos de portas ideais para determinado cômodo.

Grandes e pivotantes

Portas externas grandes e pivotantes dão um toque de sofisticação quando escolhidas para a entrada da casa. Mas quem deseja reduzir gastos e aumentar a praticidade com essa opção pode optar por um modelo menor e adaptá-lo em um painel que tenha a mesma cor e textura, simulando a continuidade da porta. Outra opção é destacar ainda mais a abertura com detalhes em vidro ao redor, resultando em um aspecto moderno para a arquitetura do imóvel.

Fonte: Senac SC


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116