Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Serviço

Atitudes que geram economia de energia elétrica

Bom para o bolso e bom para a natureza: conheça alguns macetes para reduzir a conta de luz

Publicado em: 06.04.2021 às 06:00

Woman loading the washing machine colored clothing.

Você já parou para pensar sobre quantos eletrodomésticos existem em sua casa? Provavelmente vários, não é? O constante avanço da tecnologia faz com que a população tenha cada vez mais equipamentos eletrônicos.

E esses produtos elevam o consumo de energia elétrica numa residência. Dessa forma, há também o aumento dos gastos com energia elétrica. Nesse contexto, além da economia financeira, a redução do consumo para amenizar os impactos ambientais é essencial. Mas como economizar energia elétrica e evitar o desperdício? Confira as dicas elencadas pelo Fórum da Construção.

1 - Geladeira

Preste atenção na borracha de vedação na porta da geladeira. Muita energia é desperdiçada se ela não estiver em bom estado. Além disso, evite ficar abrindo muitas vezes a porta do seu refrigerador e jamais posicione a geladeira perto de lugares quentes, como o fogão.

2 - Lâmpadas

Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs e economize em torno de 80%. Você ganhará também em durabilidade.

3- Termostato

Controlar diversos eletrodomésticos pelo termostato, reduzindo suas temperaturas, representa outra importante dica de economia.

4 - Micro-ondas

O micro-ondas consome bastante energia elétrica. Portanto, descongelar carnes ou outros alimentos não é uma boa ideia. A praticidade custa muito caro. Procure descongelar naturalmente e note a economia no final do mês.

5 - Chuveiro

Cuide do tempo no seu banho, demore apenas o tempo necessário para a sua higiene. Durante os dias quentes, coloque na posição verão e obtenha uma economia que gira em torno de 30%.

6 - Tomadas

É comum deixar os equipamentos ligados na tomada, muito embora não estejam em funcionamento. Contudo, eles continuam gastando energia. Por isso, é recomendado tirar os equipamentos da tomada.

Still Life of an Electrical Wall Outlet Overloaded with Wires and Cables

7 - Benjamim de tomada

Não ligue muitos aparelhos no benjamim, pois pode ocorrer um aquecimento e uma consequente perda elétrica.

8 - Computador

Selecione o modo econômico no plano de energia do seu computador. Ative a função hibernar, assim o equipamento suspende suas atividades após um período sem utilização.

9 - Ambientes vazios

Desligue a luz sempre que você sair de um ambiente da sua residência.

10 - Energia solar

Economize energia através do aquecimento solar da água do chuveiro, piscina e torneira. Assim, estará cuidando do seu bolso e do meio ambiente.

11 - Tevê e celular

Você tem a mania de deixar a televisão ligada praticamente o dia inteiro? Mude esse hábito e evite que a tevê fique ligada sem alguém assistindo. E seu celular? Você deixa carregando a noite inteira? Está desperdiçando energia elétrica, uma vez que o correto é deixar o aparelho na tomada somente durante o tempo necessário para a recarga.

12 - Eletrodomésticos

Opte por aparelhos com baixo consumo de energia. Consulte os selos do produto.

13 - Secador de cabelo e secadora de roupa

Secador de cabelos ou secadora de roupas consistem em dois aparelhos que consomem muita energia. Utilize-os apenas em casos extremos, afinal, uma boa toalha e um varal podem resolver seus problemas e economizar muito dinheiro.

14 - Lavar e passar

É importante que exista uma grande quantidade de roupas no momento que você utiliza a máquina de lavar e o ferro para passar as roupas. Devido ao grande consumo de energia, tente usá-los de uma só vez.

15 - Temporizador

Em locais onde não são necessárias as lâmpadas acesas a todo o momento, a utilização de temporizadores é valiosa.

16 - Fotocélula

Adquira lâmpadas e luminárias com fotocélulas e evite consumo desnecessário.

17 - Pintura clara

Opte pela utilização de tintas claras dentro da sua residência, assim a claridade durante o dia evitará o desperdício de energia com lâmpadas.

18 - Horários de pico

Cuide com os horários de pico. Utilize apenas o que é indispensável. O custo da energia é muito maior nesses períodos.

Recorra à automação

Outra medida que ajuda muito na economia e instalar um sistema de automação. Por meio de equipamentos inteligentes na sua residência, você associa a segurança ao conforto e alcança uma economia de energia ímpar. Você tem a comodidade de poder acionar as luzes da sua casa no horário que preferir, bem como controlar aparelhos de ar-condicionado e aparelhos domésticos, através de tomadas inteligentes.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 122

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 122