Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Como combinar

Azul, a nova tendência no décor

Saiba como é possível adotar a cor em elementos que se quer destacar nos ambientes, caso de marcenaria, sofá e tapete

Publicado em: 30.04.2021 às 06:00

Azul na decoração , cor azul

As cores que escolhemos para o lar influenciam o estado de espírito e refletem e, muito, a nossa personalidade. Cada vez mais os moradores estão optando por deixar suas residências mais alegres e divertidas, fugindo dos acabamentos convencionais em mobiliário, pisos, paredes e objetos. Com isso, o azul acabou se tornando uma das escolhas preferidas, pois transmite calma, tranquilidade e segurança. A experiente arquiteta Fernanda Campiolo, à frente do escritório que leva seu nome, ensina como usar esse tom em diferentes ambientes e superfícies.

Por ser uma alternativa versátil, o azul vai bem em qualquer estilo de decoração em vários ambientes. Suas graduações de tons abrem um leque de possibilidades na hora de compor os espaços. "Numa nuance mais clara, ele deixa os ambientes mais leves e calmos. Já uma tonalidade mais escura traz formalidade e sobriedade para o projeto", comenta a arquiteta Fernanda.

Segundo Fernanda, é possível adotar o azul em elementos que se quer destacar nos ambientes, caso de marcenaria, sofá e tapete. Mas é preciso moderação na hora de aplicá-lo nos cômodos. "Convém usar um item de cada vez, pois ao elegermos vários elementos o ambiente se tornará monocromático e podemos perder a função de destaque do azul", conta a arquiteta. "Ele é bem-vindo em todos os ambientes, desde que seja de uma forma delicada e sutil ou até mesmo para realçar algo, mas sempre tentando não sobrecarregar. Assim como qualquer outra cor", acrescenta a profissional.

Podemos combinar o azul com outras tonalidades sem que perca o protagonismo do local. O mais tradicional é a combinação com o branco, uma das primeiras cores que vem à mente quando se pensa num resultado harmônico. O cinza pode trazer um ar de modernidade se combinado com o azul e, por ser mais neutro, dá destaque para móveis e objetos azulados. Também é possível fazer combinações mais ousadas com cores quentes, caso do vermelho. "Em nossos projetos, busco fazer uma combinação complementa do azul com o laranja ou então usar sua cor análoga, que é o verde ou o roxo. Assim damos mais personalidade para o ambiente e saímos do obvio", ressalta a arquiteta.

Azul na decoração , cor azul


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 122

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 122