O universo dos porcelanatos é vasto e cheio de opções - sua versatilidade, afinal, é uma das características que o faz queridinho por muitos, aliada a toda a praticidade, higiene e resistência do material. Na hora de escolher o modelo correto, porém, é comum surgirem dúvidas sobre seus acabamentos bold e retificado. Para não errar, confira as principais características de cada um deles. Afinal, o que define o acabamento bold ou retificado?
Segundo o engenheiro de Materiais e chefe do Departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica, Luis Goeldner, é o tipo de borda do porcelanato que determina se a peça é bold ou retificada. "Essa diferença influencia na estética do ambiente, pois interfere no tamanho das juntas", diz.
Peças com acabamento bold - também chamado de boleado - eram extremamente populares nas construções brasileiras. Sua principal característica são as bordas arredondadas, que resultam em peças com laterais e superfícies pouco uniformes quando comparadas com produtos retificados. "Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm", explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e fácil instalação.
Porém, quando se trata de produtos com acabamento retificado, a borda das peças é reta e precisa, normalmente cortada por discos de diamante. "Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira uniforme e alinhada, com juntas mínimas e imperceptíveis, de apenas 1 mm", destaca.
Visualmente, a maior diferença entre um porcelanato bold ou retificado está na espessura das juntas. Por isso, as peças retificadas são as favoritas para ambientes sofisticados e elegantes, ou que busquem uma sensação de amplitude.
O acabamento retificado, especialmente nas peças de SuperFormato, permite aplicações contínuas, sem interferência visual de juntas.
As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida.