Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Casas inteligentes

Automação residencial: por onde começar?

Sistema permite interligar diferentes equipamentos que facilitam atividades e funções, oferecendo praticidade e funcionalidade no dia a dia

Publicado em: 29.07.2021 às 06:00

A automação já é uma realidade nas residências brasileiras: a grande quantidade de dispositivos eletrônicos disponíveis e comandados por recursos de inteligência artificial impulsiona essa nova tendência nos lares. A casa inteligente ou "smart home", como é conhecida originalmente, consiste em realizar um sistema de automação interligado a diferentes equipamentos que facilitam atividades e funções, oferecendo praticidade e funcionalidade no dia a dia, como aquecimento, ar-condicionado, segurança, o acionamento de eletrodomésticos e comunicações. Para que todo esse aparato funcione, uma boa instalação e conexão Wi-fi são fundamentais.

Automação da casa

"Pode-se dizer que o conceito é de uma casa conectada e interligada. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm investido cada vez mais em aparelhos e equipamentos que contribuem e trazem conforto para a rotina das pessoas. Através de uma rede Wi-fi, o usuário pode se conectar e comandar esses aparelhos utilizando a voz, smartphone, smartwatch e sensor de presença, entre outros", reforça o arquiteto Bruno Moura, sócio de Lucas Blaia no escritório Blaia e Moura Arquitetos. Ainda segundo ele, para que a automação seja implementada dentro da residência, é necessário promover algumas adaptações na parte arquitetônica.

Para quem pretende aderir à concepção de casa inteligente, é essencial a contratação de profissionais especializados para a execução das alterações necessárias na arquitetura do lar. A fiação elétrica também precisará ser modificada para que a automação faça parte da casa auxiliando no controle do consumo de energia, além de cumprir as funções de ligar e desligar aparelhos e acompanhar o que as câmeras de segurança estão gravando, entre outros recursos. "Existem empresas habilitadas em sistema de automação para as diferentes funções. É importante observar se possuem certificados de qualidade, uma vez que isso é um diferencial e, com certeza, um bom investimento", aconselha o também arquiteto Lucas.

Porém, antes de automatizar a casa, o morador precisa avaliar quais atividades serão mais utilizadas no cotidiano ou aquelas que mais aprecia em um ambiente. Para isso, o ideal é manter-se em constante pesquisas sobre novas tecnologias para saber o que faz sentido na rotina dos residentes, melhorando assim a qualidade e possibilitando mais segurança e comodidade.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116