Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Dicas

Móveis de madeira: cuidados na limpeza e manutenção

Saiba o que fazer para que se mantenham bonitos e com aparência de novos por muitos e muitos anos.

Publicado em: 30.07.2021 às 06:00

Na hora de investir em um móvel novo para a casa, as exigências que surgem são as mais diversas: precisa ser bonito, encaixar-se bem na decoração proposta, ter uma boa qualidade e durabilidade. Por isso, aliando beleza e durabilidade, os móveis em madeira são sempre uma excelente opção para quem busca preencher todos esses requisitos. Mas a verdade é que precisam de alguns cuidados específicos para se manterem bonitos e com aparência de novos por muitos e muitos anos.

Móveis de madeira - manutenção

"Os móveis em madeira são conhecidos por conferir elegância aos espaços e por terem uma alta durabilidade quando comparados com mobiliários em MDF, por exemplo. Por isso, costumamos dizer que é um móvel para a vida toda", explica a arquiteta Carina Dal Fabbro. A especialista também reforça a importância em optar por móveis feitos com madeiras certificadas pelo FSC Brasil. "Saber a procedência do que estamos colocando dentro de nossas casas é fundamental", garante.

Pensando não só no cuidado na hora de comprar os móveis, como também na sua conservação no dia a dia, a arquiteta listou cinco dicas que aumentarão a vida útil do mobiliário sem que ele perca a beleza.

A posição do mobiliário no lar também deve ser levada em consideração. Além da otimização do layout para melhor circulação no ambiente, é importante considerar uma distância de 5 a 7 cm da parede para evitar o contato com possíveis focos de umidade. E, quando se fala de peças feitas especialmente para áreas internas, o ideal é evitar que fiquem muito tempo expostas diretamente ao sol.

"A luz solar direta e diária pode fazer com que a madeira desbote. Além disso, com as mudanças de temperatura, o item pode sofrer com o efeito de dilatação e contração da madeira, afrouxando parafusos e juntas e, em casos mais graves, causando até rachaduras", discorre a arquiteta. Para evitar que isso aconteça, é possível regular a entrada do sol no lar fazendo o uso de cortinas e persianas.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116