Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Construção

Vantagens em todas as obras

Conheça as principais características do concreto armado que permitem ganhos de tempo e dinheiro

Publicado em: 14.09.2021 às 06:00

O concreto é amplamente usado na construção civil. Suas propriedades permitem que seja utilizado em praticamente qualquer tipo de obra. Tudo isso é decorrente da sua composição, baseada em uma mistura de água, cimento, areia e brita. Dessa maneira, é possível obter um produto com alta aderência, firmeza e solidez.

Workers at the construction site placing concrete slab

De acordo com o Fórum da Construção, o concreto armado pode ser caracterizado como uma modalidade de estrutura que faz uso de barras de aço junto com o concreto. Essas ferragens são utilizadas porque o concreto sozinho não suporta grandes esforços de tração.

Entretanto, a utilidade do concreto comum se dá pelo fato de ser altamente resistente à compressão. Com isso, torna-se possível unir as propriedades do aço com as do concreto. Enquanto o concreto comum não possui tanta resistência a esforços de tracionamento, o concreto armado consegue suportar trações devido à presença do aço.

Uma estrutura feita de concreto armado utiliza certos elementos cruciais, como vigas e pilares de aço, lajes, entre outros itens que são disponibilizados por uma fábrica de estruturas metálicas, que precisam ser dimensionados de forma precisa, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores da área.

Assim, pode-se obter uma estrutura que é capaz de assumir qualquer formato com bastante facilidade e agilidade sem perder a proteção à corrosão devido ao metal, desde vigas até um pergolado de concreto armado, por exemplo.

É necessário dizer que a execução do concreto armado tem um aspecto mais complexo em relação ao concreto comum, já que existem vários cuidados que precisam ser tomados para que se garanta a segurança e a qualidade do material.

Por essa razão, a execução de projetos utilizando concreto armado precisa ser feita por profissionais com grandes conhecimentos do material, já que grandes obras, como a construção de um reservatório de concreto armado, necessitam de um preparo e de um planejamento profissional. Tudo isso permite que as obras sejam erguidas com grande resistência e segurança.

Além disso, é necessário compreender os fundamentos do projeto desenvolvido, da tecnologia precisa para projetos com concreto armado e das normas tanto nacionais quanto internacionais que são envolvidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.