Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Serviço

A limpeza no pós-obra

Revestimentos exigem alguns cuidados depois da instalação. Saiba quais são

Publicado em: 24.11.2021 às 06:00

Não tem nada melhor do que terminar uma reforma em casa. No entanto, junto com a empolgação de ver tudo renovado, também há riscos de pequenos descuidos, principalmente em momentos finais, como a limpeza após o rejuntamento. Para facilitar a vida de quem está reformando pela primeira vez, a Cerâmica Atlas traz algumas recomendações e procedimentos prévios para não causar danos irreversíveis às peças durante o processo de higienização dos revestimentos.

Limpeza no pós-obra , pisos, revestimentos, porcelanatos

Para a lavagem de rotina das áreas internas, a utilização de produtos de limpeza se dará de acordo com o tipo de substância que entrou em contato com o revestimento. Cada tipo de mancha pedirá um tipo de solução diferente para a lavagem correta - alcalina, neutra ou solvente. Por isso, o ideal é sempre consultar antes os fabricantes dos revestimentos, assim como dos produtos limpantes.

Após buscar as informações adequadas, o procedimento padrão é molhar a área a ser limpa até saturá-la, retirar o excesso de água da superfície e em seguida aplicar a solução apropriada, esfregando com uma escova ou vassoura com cerdas macias a área a ser limpa. Em seguida, deve-se enxaguar abundantemente, removendo a solução aplicada.

Na hora de realizar a limpeza, os cuidados são semelhantes tanto para pastilhas de porcelana quanto para cerâmicas. Porém, será necessário dar uma atenção maior para os modelos que tenham texturas mais rústicas para evitar a impregnação do rejunte em sua superfície.

Recomenda-se que logo após o rejuntamento (cerca de 20 minutos depois) seja realizada uma limpeza inicial para remover alguns resíduos do rejunte que ficam incrustados na superfície do material cerâmico. A ação poderá ser feita com o uso de uma esponja levemente umedecida com água.

Após 30 minutos, será necessário fazer uma nova limpeza, para remoção efetiva das demais incrustações existentes e dar o acabamento final. Utilize esponja levemente umedecida com água e pano limpo.

O que é certo e o que é errado:

QUE FAZER

Utilize produtos de limpeza homologados e neutros, como detergentes.

Outro fator a ser considerado será a superfície ou textura de cada revestimento, que poderá exigir uma maior atenção para realização da limpeza.

Consulte o fabricante da argamassa e do rejunte para seguir as orientações dispostas nas embalagens.

 

O QUE NÃO FAZER

Não é recomendado o uso de palha de aço, pois causará riscos na superfície esmaltada do produto.

Nunca utilize substâncias que contenham na sua formulação ácido fluorídrico, pois causam danos irreversíveis ao esmalte do produto cerâmico.

Dê preferência a marcas confiáveis e com credibilidade no mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.