Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Para celebrar a data

Leve as crianças para a cozinha!

Evitar a obesidade, desenvolver a autonomia e criar bons hábitos são algumas das vantagens de estimular os pequenos a cozinhar

Publicado em: 11.10.2021 às 06:16

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,1 milhões de crianças brasileiras menores de 10 anos são afetadas pela obesidade infantil. Especialistas destacam que integrar os pequenos no preparo dos alimentos proporciona benefícios para a saúde e estimula novas habilidades e comportamentos saudáveis.

Ao participar dos preparativos, a criança conhece as sensações de um mundo cheio de cores, gostos, sabores, texturas e aromas que impulsionam a criatividade e a percepção dos alimentos saudáveis para a adoção de bons hábitos. Por meio da associação de um momento prazeroso e divertido, também podem adquirir mais confiança e autonomia em direção a outros aspectos da vida. Então, nada melhor do que celebrar o Dia das Crianças levando os pequenos para esta aventura gastronômica.

A nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami - organização responsável pela divulgação do quinto gosto -, explica que quando as crianças são convidadas a participarem da preparação dos alimentos, elas se tornam mais conscientes sobre a alimentação, favorecendo as habilidades físicas e mentais.

"Convidar os pequenos para a cozinha pode auxiliar no foco, coordenação motora, organização e responsabilidade. Outro fator importante é que por meio desta prática os laços familiares são reforçados e os pais e/ou cuidadores passam a criar memórias gustativas por meio do alimento - percepção passada por gerações em torno do afeto em preparar o alimento," ressalta a nutricionista.

Para inspirar os pais e cuidadores a realizarem atividades culinárias com os pequenos, a nutricionista separou algumas dicas. Logo depois veja dois deliciosos preparos para fazer com os pequenos!

Apresente o ambiente da cozinha

Que tal fazer um tour com as crianças para explorar o local e apresentar alguns utensílios e suas funcionalidades? "Apesar de já conhecerem a cozinha da casa, as crianças terão uma nova percepção com a explicação do que é e para que servem as coisas. Além disso, é superdivertido acompanhá-los em novas descobertas", explica Graciela.

Faça um convite atrativo

Converse sobre a cozinha ser um espaço divertido e a possibilidade de conhecer novas texturas, sabores, cores, aromas e gostos. "A ideia é despertar o encantamento para que esses momentos em família sejam inesquecíveis. Uma ótima dica é buscar pratos diferentes, descobrir receitas para fazerem juntos e incluir ingredientes que proporcionem novas experiências, como os alimentos ricos em umami - o quinto gosto básico do nosso paladar", comenta a nutricionista.

Comece com atividades leves

Envolver as crianças na cena da cozinha com pequenas atividades tornam a vivência ainda mais recreativa. Comece pedindo ajuda para untar as formas, quebrar os ovos, peneirar a farinha e separar utensílios que vão ser usados no preparo do prato. "Planejar juntos a ocasião é fundamental para que os pequenos se sintam parte do processo e mais interessados em conhecer sobre os alimentos. Durante a refeição o resultado dessa experiência será saborosa e inesquecível", conclui.

Donuts de Chocolate

donuts
Dica da chef e docente do Senac Caxias do Sul, Vanessa Pacheco

Ingredientes

Para a massa:

3 xícaras de farinha de trigo

½ xícara de leite morno

¼ xícara de manteiga amolecida

2 colheres de sopa de açúcar

1 ovo batido

1 colher de chá de fermento biológico seco

1 colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal fino

Óleo para fritar

Para a decoração:

1 barra de chocolate ao leite


Modo de Preparo

Em uma bacia, misture a farinha, com o açúcar, fermento. Após, vá acrescentando aos poucos o leite, o sal e os ovos.

Por fim, acrescente a manteiga e sove a massa até alisar. Cubra a bacia e deixe a massa descansar até dobrar de volume.

Com a ajuda de um rolo, abra a massa e modele as rosquinhas.

Frite em óleo quente, derreta o chocolate e banhe as rosquinhas. Decore com confeitos.

Cupcake Saudável com Farinha de Aveia

cupcake
Dica da Flormel

Ingredientes

3 ovos

1/3 de xícara de açúcar de coco

½ de xícara de leite vegetal de amêndoas

1/3 de xícara de óleo de girassol ou de coco

½ de xícara de extrato de baunilha

¼ de xícara de farinha de arroz

¼ de xícara de fécula de batata

2 colheres de sopa de farinha de aveia ou polvilho doce

2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada

¼ de xícara de cacau em pó

Uma pitada de sal

½ colher de sopa de fermento químico

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 170°C. Unte uma forma de bolo, com furo no meio, com óleo.

Na batedeira, bata os ovos e o açúcar de coco. Adicione os secos alternando com o leite.

Junte o fermento e o bicarbonato de sódio, mexa delicadamente, e depois distribua a massa na forma preparada. Leve ao forno preaquecido a 170º C, até que o palito saia limpo no teste. O tempo é de mais ou menos 30 minutos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.