Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Destaque para a abóbora

Aprenda a preparar uma torta cheia de sabor e nutrientes

Publicado em: 23.11.2021 às 06:00

Da semente ao caldo, ela é uma delícia. Carne de panela com abóbora, cabotiá cozida ou mesmo caramelada, sementes de abóbora sobre o pão integral: estes são só alguns exemplos de receitas que podem ser feitas usando esse alimento como protagonista e se deliciar com as vantagens que ele oferece.

Além de ser rica em vitamina A e C, a abóbora possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. Desta forma, os benefícios da abóbora inclui o combate aos radicais livres, o fortalecimento do ossos e dos dentes, a manutenção dos músculos, entre outras vantagens.

Assim, veja como preparar uma deliciosa torta proteica de abóbora. A dica é da empresária Amélia Whitaker e da A Tal Castanha e vai bem naquele cafezinho da tarde ou até no jantar. Bom apetite!

Torta proteica de abóbora

Torta de abóbora
Ingredientes

Para a massa:

2 xícaras de grão-de-bico cozido

2 xícaras de farinha de aveia

2 colheres de sopa de polvilho doce

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de gengibre em pó

1 colher de sopa de cúrcuma em pó

1 colher de chá de pimenta-do-reino

1 pitada de noz-moscada ralada na hora

Sal a gosto

Para o recheio:

1/3 de abóbora cabotiá (600 g)

1 maço de brócolis orgânicos

1 peça de tofu orgânico

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de gengibre em pó

1/2 xícara de azeitonas pretas, sem caroço, picadas

1 copo do leite de amêndoas

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de sementes de abóbora

Sal a gosto

Modo de preparo

Massa: triture todos os ingredientes no processador, até virar uma massa modelável. Ela não deve grudar na mão ou esfarelar. Caso tenha necessidade, acrescente um pouco mais de azeite ou farinha de aveia.

Em seguida, modele a massa em uma forma com fundo removível, faça furos no fundo com um garfo, e leve ao forno preaquecido a 180 graus por, aproximadamente, 10 minutos, ou até firmar.

Recheio: asse a abóbora com casca no forno, corte em pedaços e bata no liquidificador ou processador, juntamente com o tofu, o sal e o leite vegetal, até virar um creme homogêneo (pode deixar com uns pedaços maiores).

Doure a cebola e o alho em panela com o óleo de coco, o gengibre em pó e, em seguida, acrescente o brócolis cortado em pedacinhos com as azeitonas.

Logo na sequência, acrescente o creme de abóbora que você acaba de bater. Prove, ajuste o tempero e, então, coloque sobre a massa da torta.

Você pode guardar a torta pronta na geladeira ou aquecer no forno quando for servir. Depois que pronta, polvilhe as sementes de abóbora por cima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.