Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Cuca salgada e cheia de sabor

No topo, uma farofa de farinha de rosca e atum com toque de queijo e orégano

Publicado em: 11.01.2022 às 06:00

Uma receita cheia de história, inspirada nas tradições dos primeiros imigrantes europeus aqui no Estado, a cuca ganha versões por todos os cantos. Há quem prefira uma cuca mais recheada no meio, outros só com um pouquinho de farofa em cima ou então aquela cuca bem baixinha e com bastante recheio no topo.

Que tal então recriar uma versão salgada e cheia de sabor? Na sugestão da Gomes da Costa aprenda a preparar uma cuca de atum e um toque especial do queijo nessa nova variedade de farofa. O preparo é leve e especial para aquele cafezinho da tarde em família.

Cuca de atum

cuca de atum
Ingredientes

Para a farofa:

¾ xícara de farinha de rosca

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 latas de atum em pedaços (340g)

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá de tomilho fresco

Sal a gosto

Para a cuca:

½ xícara de gordura/óleo (pode completar com o óleo da lata de atum)

4 ovos

½ xícara de leite

½ xícara de queijo parmesão ralado

2 e ½ xícaras de farinha de trigo

Sal a gosto

1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de Preparo

Farofa: numa tigela junte a farinha de rosca e o queijo. Acrescente o atum com o óleo. Misture. Tempere com o orégano, o tomilho e sal a gosto. Reserve.

Cuca: unte uma assadeira retangular com cerca de 20x30cm. Reserve. No copo do liquidificador junte o óleo, os ovos inteiros, o leite e o queijo. Bata até obter uma massa homogênea.

Numa tigela junte a farinha, o sal e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e misture bem até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa na assadeira e cubra com a farofa reservada. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que a massa esteja cozida e a cobertura ligeiramente dourada. Corte em pedaços de cerca de 4x5cm.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.