Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet GOURMET

Saiba como preparar uma paella saborosa com receita típica da Espanha

Aprenda a preparar uma receita que destaca o sabor umami e promete agradar toda família

Por Redação
Publicado em: 13.05.2022 às 06:07 Última atualização: 13.05.2022 às 16:23

Receita típica da região de Valência, na Espanha, a paella se destaca pelo arroz combinado com vários ingredientes, como legumes, carnes e até especiarias, como a cúrcuma. Na escolha desta edição, a doutora em Ciência dos Alimentos pela Unicamp e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, apresenta uma deliciosa receita que destaca o sabor umami.

Aprenda receita de uma paella saborosa
Aprenda receita de uma paella saborosa Foto: Comitê Umami/Divulgação

A especialista explica que o umami é o quinto gosto básico do paladar humano e, ao utilizar ingredientes que contêm glutamato, é possível viver uma experiência ainda mais saborosa.

As diversas versões de paellas podem levar ingredientes umami como ervilha, tomates, frutos do mar e outras carnes. Na receita a seguir, adicionamos toques a mais de umami como a alga kombu, por exemplo.

"Para quem quer uma versão vegetariana, sugere-se a substituição dos frutos do mar e carnes por cogumelos variados. Para quem deseja harmonizar, sucos ácidos, cervejas tipo Pale Ale ou mesmo uma Porter caem muito bem. Para vinhos, brancos tipo Chardonnay ou tintos tipo Tempranillo podem dar um toque muito agradável à combinação de temperos", aconselha Hellen.

Paella Umami

paella
Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes:

20 cm de alga kombu (8 g)

1 envelope de tempero em pó para paella (3 g)

3 xícaras e ½ (chá) de água

1 colher e ½ (sopa) de óleo

100 g de camarão cinza médio limpo

100 g de lula limpa cortada em anéis finos

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de arroz arbóreo cru

½ colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de ervilha congelada

1 tomate pequeno, sem sementes, cortado em tiras

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque a alga, o tempero para paella e a água, e leve ao fogo médio até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos, ou até que o volume reduza para 2 xícaras e ½(chá). Retire do fogo, retire a alga e reserve.

Em uma outra panela média, coloque ½ colher (sopa) do óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o camarão e a lula, e frite por 2 minutos, ou até dourarem levemente. Transfira para uma tigela e reserve aquecido.

Na mesma panela, coloque o óleo restante e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue-os por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente. Adicione o arroz e misture até que fique completamente envolvido. Acrescente o sal, regue com o caldo reservado e cozinhe em fogo médio, com a panela semi tampada, por 15 minutos, ou até o arroz ficar "al dente".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.