O Camaro completou, no fim de novembro, 10 anos de Brasil. É o muscle car de maior sucesso do mercado, garante a Chevrolet, alcançando a marca de 6,5 mil unidades emplacadas, número que o coloca também como o superesportivo mais vendido no período. Além do volume comercial, impressiona também o prestígio que a marca Camaro conquistou nacionalmente.
"O Camaro é um ícone que vem evoluindo para acompanhar as transformações do mercado. Hoje ele é muito mais exclusivo e tecnológico, porém igualmente desejado. Tanto é que acabamos de lançar um novo modelo e praticamente metade do lote anual de 90 unidades foi arrematada logo na estreia", conta o diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul, Rodrigo Fioco.
O novo modelo desembarcou no País em outubro, com atualizações no design da parte dianteira, além da adoção de tecnologias de conectividade nível 4, como Wi-Fi, OnStar e o aplicativo myChevrolet.
Outro diferencial competitivo é o fato de ser o único muscle car com opção de capota conversível. Aliás, esta é uma configuração rara mesmo considerando todo o universo de esportivos de alta performance. No caso do modelo da Chevrolet, essa versão responde atualmente por cerca de um quarto das vendas.
No Brasil, a configuração cupê custa R$ 381,7 mil e, a conversível, R$ 427,2 mil.
O modelo é vendido exclusivamente na configuração SS, a mais sofisticada, que é equipada com motor V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, transmissão de dez marchas com a função "launch control" e freios da marca Brembo, além de diferentes modos de condução, incluindo uma específica para autódromos. Nela, diversos parâmetros de performance do carro são otimizados para que o motorista tenha realmente uma experiência única ao volante. Itens como head-up display, alertas de segurança e bancos dianteiros com sistema de aquecimento e refrigeração também fazem parte do pacote.
A trajetória oficial do Camaro no Brasil começou em 2010, coincidindo com o período em que o cupê da Chevrolet resgatava o design e o espírito dos icônicos muscle cars norte-americanos. Este modelo, o de quinta geração, foi tão significativo do ponto de vista conceitual que recebeu o prêmio de melhor design do mundo naquele ano.
Em 2014, chegava por aqui um Camaro mais atualizado em relação a estilo, conteúdo e mecânica. Estreava ainda a versão conversível. A grade frontal ficou maior para favorecer o fluxo de ar do motor V8 de 406 cv, a direção passou a ser elétrica e o painel adicionava o sistema Chevrolet MyLink, por exemplo.
Outro momento histórico foi em 2016, com o lançamento da sexta geração. A nova arquitetura e o V8 de 461 cv colocaram o superesportivo em outro patamar dinâmico. Ao mesmo tempo, ocorria a comemoração do 50º aniversário do modelo nos Estados Unidos e, para a celebração, foi produzido um lote especial da série Fifty. Apenas 100 unidades vieram para o mercado brasileiro e hoje são cultuadas por fãs e colecionadores.
Já em 2018 foi apresentado o modelo com um visual mais imponente e provocador. O superesportivo da Chevrolet trazia ainda um pacote inovador de tecnologias de segurança, conforto e performance, incluindo a inédita transmissão de dez marchas, os sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.