Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Oftalmologia

Corrigir a catarata e aposentar os óculos

Esta é a inovação das lentes intraoculares, implantadas cirurgicamente dentro do olho

Publicado em: 28.07.2021 às 06:10

Com lentes implantadas cirurgicamente dentro do olho é possível corrigir diversas doenças da visão Foto: Adobe Stock
Quando o assunto é tecnologia na área cirúrgica, uma das revoluções envolve, sem dúvidas, a saúde ocular. Imagine, por exemplo, implantar uma lente nos olhos que resolve a catarata e ainda corrige as altas ametropias (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, a "vista cansada")?

Esta é a inovação aplicada com o uso de lentes intraoculares, que são implantadas cirurgicamente dentro do olho.

O oftalmologista Rodrigo Pazetto, diretor e sócio-fundador da Gramado Clínica de Olhos e membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, explica que uma das grandes vantagens do implante deste tipo de lente é que não precisa de manutenção ao longo dos anos (exceto em casos raros). Os tipos mais modernos podem até mesmo ajudar a aposentar o uso de óculos.

"Hoje temos muitos tipos de lentes intraoculares que podem ser usadas. Se o paciente tiver catarata e astigmatismo, por exemplo, e colocar uma lente sem correção astigmática, precisará de óculos no pós-operatório. Bem calculado o procedimento e indicado o tipo de lente apropriado, é possível corrigir as duas coisas ao mesmo tempo e eliminar o uso de óculos", explica o médico da Serra.

Como são implantadas?

Pazetto explica que as lentes são colocadas com técnica microcirúrgica, com cirurgião treinado especificamente nesse tipo de procedimento, além de equipamento adequado. "É feito com anestesia, que deixa o olho bastante confortável. São várias técnicas anestésicas, a depender do serviço, mas normalmente se faz a combinação de um colírio com sedação ou de sedação para bloqueio anestésico e aí o paciente opera acordado, sem sentir nada de dor ou enxergar. O procedimento é muito rápido: pode ocorrer em um intervalo entre cinco a 10 minutos e surpreende o paciente pelo conforto."


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116