Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Bem-estar

Dieta low carb para tratar a gota

Estratégia alimentar com baixo teor de carboidratos pode auxiliar no controle dos sintomas da doença inflamatória

Publicado em: 29.07.2021 às 06:15

Estratégia alimentar com baixo teor de carboidratos pode auxiliar no controle dos sintomas da doença inflamatória Foto: Adobe Stock
De acordo com análise publicada na revista científica "Arthritis & Rheumatology", os casos de gota tiveram um aumento alarmante nas últimas três décadas em todo mundo. O estudo publicado em 2020 mostra que, entre 1990 e 2017, o número de pessoas que sofrem com a doença aumentou 5,5%, chegando a 41 milhões.

A gota é uma doença inflamatória aguda e dolorosa, que ocorre frequentemente em uma articulação de cada vez apenas, sendo o dedão do pé um dos locais mais afetados.

Mais comum em homens idosos, insuficiência renal e um alto índice de massa corporal (IMC) são fatores de risco para o surgimento da doença, além do consumo excessivo de álcool.

O médico e diretor-presidente da Associação Brasileira Low Carb (ABLC), José Carlos Souto, destaca os benefícios da estratégia alimentar low carb (com baixo teor de carboidratos) no tratamento da gota, especialmente pela reversão da síndrome metabólica.

Além disso, um estudo apresentado em um congresso da American College of Rheumatology mostrou que 74 pacientes com sobrepeso ou obesos que foram submetidos durante seis meses à dieta Atkins (com alta quantidade de proteína e com pouco carboidrato) apresentaram diminuição dos níveis de ácido úrico, substância que é fator de risco e condição necessária para o aparecimento da gota.

Fatores envolvidos

Para entender como a estratégia low carb pode auxiliar, é preciso compreender os diversos fatores envolvidos no seu surgimento. O ácido úrico está intrinsecamente relacionado com a gota.

Como explica Souto, a doença inflamatória ocorre quando há uma precipitação de cristais de ácido úrico dentro da articulação. "Por esse motivo as pessoas com gota quase sempre tem ácido úrico elevado", diz.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116