Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Foco e atenção

Aprenda a se concentrar nas tarefas

Garantir que essa habilidade esteja em dia é importante para conseguir desenvolver tarefas do dia a dia no trabalho

Publicado em: 30.07.2021 às 06:10

A falta de concentração pode estar muito ligada à realidade em que vivemos, como a atenção múltipla em telas e tarefas Foto: Adobe Stock
Em um mundo cada vez mais conectado, somos bombardeados por dezenas de notificações e informações diariamente; e isso pode estar atrapalhando a nossa performance no que diz respeito às habilidades de atenção, concentração e foco.

Garantir que essas habilidades estejam em dia é importante para conseguir desenvolver tarefas do dia a dia no trabalho, em casa ou nos estudos, on ou offline.

A boa notícia é que estímulos ligados à novidade, variedade e grau de desafio crescente ajudam o cérebro e ampliar essas capacidades, com possibilidade de melhora já a curto prazo, segundo a pedagoga e diretora Pedagógica do Supera, Patrícia Lessa.

A concentração pode ser definida como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação. Em termos gerais, podemos dizer que a concentração se refere à capacidade de se manter atento a uma atividade específica sem ceder a outras distrações. Essa capacidade depende do trabalho realizado no córtex pré-frontal, uma parte do cérebro localizada no lobo frontal, que é o grande responsável por controlar os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais.

O que me prejudica?

A falta de concentração pode estar muito ligada à realidade em que vivemos. Isto é, em uma dinâmica social que pede, a todo momento, atenção em múltiplas telas e tarefas, é difícil garantir a concentração em todas simultaneamente.

Além disso, altos níveis de estresse e cansaço também podem afetar negativamente o desempenho da memória, já que interferem diretamente no funcionamento das conexões que ocorrem dentro do cérebro.

A Microsoft apresentou, em 2015, estudo que apontou que a capacidade de concentração das pessoas dura em média 8 segundos - 4 segundos a menos do que o tempo médio nos anos 2000.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116