Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde PRESBIOPIA

'Vista cansada' precisa ser tratada?

Um engano comum é achar que doenças oculares causam este mal

Publicado em: 10.01.2022 às 06:26 Última atualização: 10.01.2022 às 13:34

O processo natural de envelhecimento dos olhos leva à condição chamada de presbiopia ou "vista cansada". A causa está no cristalino, lente interna que perde a elasticidade e o poder de acomodação, com o tempo. Com isso, os músculos ciliares, responsáveis por focalizar imagens de perto, passam a não cumprir bem a função.

Dificuldade em ler letras pequenas e focar em objetos que estão perto são alguns sinais da presbiopia
Dificuldade em ler letras pequenas e focar em objetos que estão perto são alguns sinais da presbiopia Foto: Adobe Stock

Como sintomas, há dificuldade em ler letras pequenas ou focar em objetos próximos; necessidade de uma iluminação mais forte para leitura; fadiga ocular; visão desfocada e dor de cabeça.

Os sinais são comuns a partir de 40 anos. De acordo com Marcus Safady, membro do conselho da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há evidências que a exposição à luz ultravioleta ocasionaria o problema. Uso de ansiolíticos, antidepressivos e anti-histamínicos também podem afetar o cristalino, por volta dos 30 anos.

Tratamento

A presbiopia não tem cura, mas há como corrigir. A medida mais frequente é o uso de óculos ou da lente de contato multifocal. Procedimentos cirúrgicos e medicamentos não são indicados por falta de evidências científicas, segundo Safady.

"A cirurgia existe de maneira experimental, com resultados bastante limitados", afirma. (Agência Einstein)

Não é hipermetropia

Tanto a presbiopia como a hipermetropia têm como característica a dificuldade de enxergar objetos de perto. Porém, se diferenciam pela causa.

Enquanto a primeira surge pela perda de acomodação do cristalino com o avanço da idade, a segunda é um problema de visão relacionado à forma do globo ocular — o que faz com que a imagem seja focada atrás da retina.

Outro engano comum é achar que doenças oculares causam a presbiopia. Em alguns quadros inflamatórios do olho, o processo de acomodação do cristalino pode até ser afetado. No entanto, não é denominado de presbiopia, cuja única causa é o envelhecimento natural, segundo Safady.

Pessoas com diabete ou esclerose múltipla podem ter alterações na visão, mas não se trata da presbiopia também. "O diabete muda o índice de refração do olho, e a pessoa pode ficar mais míope e, dependendo do grau original, melhorar ou piorar a visão de perto."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.