Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde CUIDE-SE

O que é a nova cepa da gripe H3N2 Darwin

Aumento no número de casos alerta para a linhagem descoberta no fim de 2021 na Austrália e que faz parte do tipo A (H3N2)

Por Redação
Publicado em: 13.05.2022 às 05:51 Última atualização: 13.05.2022 às 16:31

O aumento no número de casos de gripe, um movimento que, segundo o Ministério da Saúde, tem se demonstrado desde o fim de 2021, tem chamado a atenção para um cuidado com infecções mais fortes e mais frequentes, além daquela já provocada pelo coronavírus.

Cuidados para evitar o contágio da gripe são os mesmos para frear a transmissão da Covid-19
Cuidados para evitar o contágio da gripe são os mesmos para frear a transmissão da Covid-19 Foto: Adobe Stock
Obviamente, com a chegada do tempo frio, há um aumento nos casos de gripe e resfriados, porém, a pneumologista do Hospital Regina, Michele Mallmann, destaca que há outras variáveis envolvidas nesse crescimento de infecções por Influenza.

"Além do frio, outros fatores também são responsáveis por esse aumento, como o avanço da cepa Darwin (H3N2) e o relaxamento das medidas de prevenção contra a Covid, como uso de máscaras e distanciamento social, as quais também protegem contra o vírus da gripe", destaca.

O tratamento da gripe, explica a médica, pode ser feito em casa, "com medicações para os sintomas da doença, como analgésicos e antitérmicos, assim como hidratação e repouso. Pacientes com fatores de risco para complicações tem indicação de usar antiviral, a critério médico. Caso ocorra febre persistente, falta de ar ou queda da saturação o paciente deve procurar atendimento", alerta.

É gripe ou resfriado: como saber?

Michele Mallmann, pneumologista
Michele Mallmann, pneumologista Foto: Divulgação
Os sintomas da gripe podem se confundir com os do resfriado e da Covid, mas há diferenças, destaca a médica. "O resfriado pode ser causado por inúmeros vírus, mais comum o rinovírus, ocasionando febre baixa, coriza, obstrução nasal, espirros, tosse e dor de garganta leve. A gripe é ocasionada pelo vírus da Influenza, tem sinais e sintomas semelhantes aos do resfriado, porém com maior intensidade e duração e pode evoluir com complicações pulmonares. A Covid é causada pelo vírus SARS-CoV-2, tem sintomas semelhantes aos da gripe e algumas particularidades que podem diferenciá-la das anteriores, como diarreia e perda do paladar e olfato. Sintomas da gripe na criança são semelhantes aos do adulto, podendo estar acompanhados também de falta de apetite, prostração e sonolência. O resfriado costuma durar até 7 dias, já a gripe pode durar de 1 a 2 semanas."

TAGS: cepa gripe saúde
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.