O Ministério do Turismo criou o Selo Turismo Responsável, que é descrito como "um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável".
O ministério informa que "para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos)", além de cumprir requisitos. Vale conferir as diferentes normativas exigidas no site turismo.gov.br/seloresponsavel.
Além do selo federal, também há iniciativas locais de várias associações, tanto regionais quanto municipais ou mesmo estaduais, que igualmente atribuem certificação de segurança. Algumas vezes são selos que o estabelecimento afixa, outras são certificados de capacitação sanitária que são exibidos na entrada.
De um modo geral, no RS as normas de segurança costumam ser bastante estritas. Os estabelecimentos identificam logo na entrada a exigência de máscara, uso de álcool gel e distanciamento.