Publicidade
Cotidiano | Turismo Passeio

Faça uma viagem arquitetônica

Ponto do Rio das Antas é uma das atrações do Rio Grande do Sul

Publicado em: 13.02.2021 às 03:00 Última atualização: 13.02.2021 às 09:38

Ponte no Rio das Antas, entre Bento e Veranópolis, é uma das únicas do mundo neste estilo Foto: Adobe Stock
Com a pandemia e restrições de viagens longas, está em alta o turismo local, aquele que envolve destinos aos quais você pode chegar dirigindo e até voltar no mesmo dia. Entre as boas pedidas, está conferir atrações arquitetônicas nas proximidades.

E tem uma destas bem pertinho da região. Muita gente nem sabe, mas a Ponte Ernesto Dornelles, também conhecida como Ponte do Rio das Antas, é uma das únicas do mundo no seu estilo de construção.

Vinhedos

A ponte fica entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na BR-470. Ela começou a ser construída em 1942 e foi inaugurada em 1952. Sua maior característica é que ela é uma ponte pênsil com a estrutura toda feita de concreto. Possui dois arcos paralelos com estaias de material que sustentam a estrutura de 186 metros.

Poucas pontes no planeta usam esta técnica específica de construção, e há pouquíssimas tão longas quanto a do Rio das Antas. Dá para ter uma ideia de como ela faz parte do patrimônio arquitetônico do Estado pelo fato de que esta ponte é aquela que aparece no logotipo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Como chegar lá

A BR-470 tem acesso facilitado a partir do Vale do Caí, mas quem está no Vale do Sinos, Paranhana ou Serra pode chegar lá pela RS-240 e RS-122, passando por Portão.

O caminho passa por Bento Gonçalves e outras atrações da região dos Vinhedos. Aproveite e dê uma esticada até Veranópolis, aconchegante cidade de origem italiana.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.