Publicidade
Botão de Assistente virtual
Multimídia | Vídeos BOMBEIROS

Nova Hartz conta com 'bombeira canina'

Cachorra Pointer é treinada para salvamento de pessoas desaparecidas

Por Débora Ertel
Publicado em: 29.06.2022 às 05:00 Última atualização: 04.07.2022 às 14:42

O Corpo de Bombeiros de Nova Hartz conta a partir de agora com um reforço no efetivo, que tem como grande trunfo o faro. É a cachorra Pointer, da raça de mesmo nome, treinada para atuar em salvamentos de pessoas desaparecidas. Com três anos de idade, a bombeira de quatro patas chegou ao quartel há cerca de três meses. Ela é parceira do bombeiro Dioni Tomas Zimmer, que já tem experiência em trabalhar com cães. Inclusive, Pointer foi premiada recentemente no 1º Torneio de Cães de Polícia Civil do Estado, alcançando a primeira colocação na categoria que disputou, junto com outro nove animais. A competição foi realizada em Sapiranga e reuniu cães do Brasil e também da América do Sul.

Reforço canino chegou ao quartel do Corpo de Bombeiros há cerca de três meses
Reforço canino chegou ao quartel do Corpo de Bombeiros há cerca de três meses Foto: Diego da Rosa/GES

Segundo o comandante Gláucio Dietrich, Pointer ainda não cumpriu alguma missão em Nova Hartz, embora já tenha auxiliado a Polícia Civil em Sapiranga. "Como temos muitas trilhas por aqui, causa preocupação essa situação e acredito que em breve alguém possa se perder, embora a gente não queira que aconteça", explica Dietrich. Por isso, a vinda da cachorra também é comemorada, deixando a corporação preparada para possíveis casos.

Pointer chegou a Nova Hartz por meio de uma parceria com o sargento Antônio Lucas, do Canil União de Camaquã. A cachorra fica sob tutela de Zimmer, que de duas a três vezes por semana realiza treinamentos com a parceira. O bombeiro explica que também precisou de preparo para aprender a trabalhar com a cachorra, para assim reconhecer o seu comportamento e decifrar os sinais característicos de quando encontra a pessoa procurada. "Ela age de um jeito diferente de quando está apenas brincando", explica. 

Veja vídeo da Pointer em ação 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.