A unidade móvel ficará no município das 13h30 às 18h e terá uma equipe disponibilizando atendimento e material informativo sobre violência de gênero e serviços oferecidos pelo Estado. São 16 dias de ativismo em 16 cidades diferentes, começando por Porto Alegre na última quarta e encerrando o mutirão em Bento Gonçalves no dia 11 de dezembro.
Criado por meio do Decreto 55.430/2020, o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada. Coordenado pelo programa RS Seguro, reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de sete secretarias de Estado.
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha anual e internacional que começam em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.