Publicidade
Notícias | Canoas Universidade do Sentido

Lançada primeira micro-sede brasileira de universidade do Papa

Cerimônia que oficializa o funcionamento da instituição ocorreu nessa terça-feira em convênio com a Universidade La Salle Canoas e a Fundação Pontifícia Scholas

Publicado em: 02.12.2020 às 03:00

Imagine uma universidade inspirada por uma nova lógica, a da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado. Essa é a Universidade do Sentido, cuja criação foi anunciada pelo Papa Francisco em junho de 2020, e integra a Fundação Pontifícia Scholas.

A Universidade do Sentido é uma universidade pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas, será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que acolhe as preocupações e as questões das pessoas e a qual, a partir dessas mesmas preocupações, responde com ensino e pesquisa.

O convênio entre a Fundação Pontifícia Scholas - uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo em torno de um programa educativo - e a Universidade La Salle Canoas - pertencente à Rede La Salle, presente em mais de 80 países no mundo, - foi firmado por meio de um evento virtual ocorrido esta terça-feira (1/12).

O evento contou com a presença dos diretores mundiais da Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, do Reitor da Universidade Nacional de Córdoba (ARG), do Diretor de Missão da Rede La Salle, Ir. Jorge Bieluczyk, do Diretor Geral da Fundação La Salle, Ir. Marcelo Salami, do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, faz, do Vice-reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Cledes Casagrande, fsc, e do Diretor de Extensão e de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade La Salle, Prof. Me. Márcio Michel.

O Diretor Mundial da Scholas, Enrique Palmeyro, celebrou a cooperação: "Enche-nos de esperança que hoje estejamos dando esse passo com a Universidade La Salle, porque já temos conhecimento mútuo, e com certeza poderemos permitir que essas experiências, aquelas conversas com sábios, do primeiro Ciclo dos Oito Sinais, comecem a ser valorizadas. Acho que estamos dando um passo muito importante e agradeço a todos que estão tornando isso possível", disse.

"Quando falamos em Universidade do Sentido e Unilasalle, estamos falando também de uma nova forma de liderança com sentido para uma nova economia e para uma nova humanidade. O Papa Francisco diz que viu e viveu a Universidade do Sentido. Eu convido a todos a viverem também esse novo momento", celebrou Paulo Fossatti. Ele mencionou ainda que todos currículos das graduações da Universidade têm no mínimo 10% de carga horária voltada para projetos sociais.

Ao final da cerimônia, José María del Corral, Diretor Mundial da Scholas, citou ainda o contexto da pandemia e qual o papel da educação nesse cenário: "Não acredito em casualidade, acredito em providência. Acredito que este Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano, diante da Covid deu uma resposta.

"A Covid nos fez uma pergunta que mexeu com céus e terra. Não podemos continuar a educar da mesma forma, não podemos continuar com este enorme pecado global da omissão", avaliou.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.