"Todos os alunos e atendidos pela Associação Pestalozzi são convidados, no final do ano, a realizar a sua cartinha de Natal, onde eles podem colocar três opções de presentes. A pessoa que depois adota as cartinhas pode escolher um presente para fazer a entrega", comenta a assistente social da instituição, Daniela Seixas.
Os desejos de Natal começaram a sair da imaginação direto para o papel no final de outubro e início de novembro. Como nem todos têm acesso à internet ou a um celular que comporte o aplicativo Zoom - usado para atividades remotas, Daniela explica que um modelo impresso da carta foi enviado junto a materiais escolares. E o que contém nas entrelinhas? "O principal é material escolar. As meninas pedem muito maquiagem, os meninos pedem bola. Chinelo, tênis, roupas, mochila", lembra.
O projeto das cartinhas ocorre desde 2016, conforme a coordenadora pedagógica, Valquíria Schoenardie. "Como agora estamos num momento de pandemia, arrumamos uma outra estratégia, que é online. Nos grupos de WhatsApp da turma, eles enviam as cartinhas e nós conseguimos com que familiares, amigos, pessoas que gostam e que contribuem com a associação adotassem essas cartinhas", acrescenta. Como ainda tem carta esperando um adotante, interessados podem entrar em contato com a Pestalozzi: 3466-5915, pelo WhatsApp 98406-3132 ou e-mail secretaria@pestalozzi-canoas.org.br.
Não é só com as cartinhas que a comunidade pode ajudar a Pestalozzi. São bem-vindas doações de material escolar, materiais de higiene e limpeza, álcool em gel, álcool 70%, roupas, calçados e brinquedos novos ou seminovos. A instituição também aceita voluntários para atuar na associação e doações em dinheiro - depósitos ou diretamente no local.