Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Feira do Livro

R$ 102 mil em bônus para adquirir livros

Feira do livro termina, capitaliza grandes nomes e valoriza inclusão

Publicado em: 13.10.2021 às 03:00 Última atualização: 13.10.2021 às 08:15

A 37ª Feira do Livro de Canoas escolheu o Dia da Criança para encerrar os trabalhos e deixar plantada uma semente de leitura. O dia ensolarado ajudou e a Praça da Bandeira ficou repleta dos personagens que fazem a cabeça da galera geek. Teve concurso de cosplay e altas discussões sobre o universo Star Wars, com a galera do Conselho Jedi RS.

Dia da Criança teve programação divertida e descolada
Dia da Criança teve programação divertida e descolada Foto: Tony Capellão/PMC
A Sessão Pipoca Pucrs, proporcionou a oficina on-line "Escritas criativas para crianças e adolescentes", ministrada por Bernardo Bueno e Janaína Baladão de Aguiar, especialistas no tema e que abriram caminhos na tradição da Academia para legitimar o universo geek como narrativa de entretenimento com validade cultural. Mais do que isso, ressaltam a voz infanto-juvenil como expressão relevante literariamente.

"Existe só uma adolescência ou é no plural? Quando lemos um livro para crianças a gente lê e pensa: será mesmo?", questiona a professora Janaína. "Quando nós adultos lemos Clarice Lispector a gente se espanta, tem muita coisa acontecendo, assustadoras. A criança quando lê tem outro tempo de leitura, um outro olhar para a ilustração, outra velocidade."

Literatura para crianças e adolescentes não pode ser considerada "menor", destaca o professor Bueno. "Eu fui uma criança que sonhava em ser escritor. Ser criança é assustador, a gente não sabe as regras do mundo, não é porque é um livro para pequenos as histórias sejam mais leves, "pondera. "A gente experimenta a Literatura com os quadrinhos, mais tarde a gente faz oficina, lê para outras pessoas e vai conhecendo mais como funciona o mercado."

O Coral de Canoas (Coca) ficou encarregado de fechar a feira e prenunciar uma festa literária ainda mais bonita em 2022 junto com a patrona Lilian Rocha que tomou À frente do Sarau "Literartes - Clube de Leituras Artísticas".

Atrações

A curadoria da 37ª Feira do Livro de Canoas ficou a cargo do diretor de teatro Luciano Alabarse. Nomes como Daniel Galera, Caetano Galindo, Toninho Vaz, Mario e Diana Corso, Altair Martins, Paulo Scott, Antonio Xerxenesky, Alexandra Lucas Coelho, Eduardo Bueno, Heloísa Buarque de Hollanda, Eucanaã Ferraz,Luiz Augusto Fischer e Sergius Gonzaga foram alguns dos nomes relevantes do mundo literário nacional que deram as caras por aqui, presencialmente ou de forma remota. Além disso, o evento reuniu atrações musicais e abriu espaço para autores canoenses mostrarem seus trabalhos em um espaço nobre.

Josué Guimarães

A tradicional festa teve como tema o Centenário de Josué Guimarães. Escreveu A ferro e fogo I (Tempo de Solidão) e A ferro e fogo II (Tempo de Guerra) e deixou o terceiro e último volume (Tempo de Angústia) inconcluso. Dentro da vertente do romance histórico, Josué voltaria ao tema em Camilo Mortágua, fazendo um verdadeiro corte na sociedade gaúcha pós-rural.

Destaque para o bônus-livro

O secretário da Cultura, Pinheiro Neto, destacou o papel fundamental da feira para alavancar o interesse pela Literatura, trabalho às vezes, de "formiguinha". "Ficou evidente que as pessoas estavam com saudade de passear pelas bancas, pegar os livros nas mãos, viver a cultura", destaca. "O Poder Público destinou 1,7 mil bônus-livros para alunos e professores, no valor de R$ 60 cada, distribuídos nas 85 escolas da rede municipal de ensino para incentivar a aquisição."

Cultura, vacina e primavera

A pandemia ainda não foi embora, mas os números demonstram um sensível enfraquecimento da Covid-19. O tempo de isolamento somado à volta de dias com temperatura mais agradável na primavera, mobilizaram o público a circular pela Praça da Bandeira. Além da programação híbrida, destaque para a exigência de vacina para quem frequentou o auditório Diana e Mario Corso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.