Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Melhorias

Parques revitalizados e novo espaço ambiental em Canoas

Área de sete hectares receberá novo parque com preservação de fauna e flora, ao lado da Havan

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 13.01.2022 às 03:00 Última atualização: 14.01.2022 às 08:10

Em uma área de cerca de sete hectares, um novo parque municipal será construído em um terreno ao lado de onde se instalará a Havan, na avenida Farroupilha, em Canoas. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente (SMMA), Paulo Ritter, ainda não há o orçamento total de quanto será investido, pois depende de alguns estudos ambientais, mas as obras estão previstas para iniciar ainda em 2022. "É mais um espaço de lazer para os canoenses, mas também de contemplação ambiental. Será aberto ao público, com toda a estrutura de bancos, lixeiras, pracinha, banheiros, mas com a preservação total da fauna e flora", detalha ele.

Parcão é referência para o lazer das famílias pela boa localização e área ampla
Parcão é referência para o lazer das famílias pela boa localização e área ampla Foto: fotos PAULO PIRES/GES
A verba para esta ação é destinada ao Meio Ambiente por meio de parte dos investimentos de medidas compensatórias que as empresas têm responsabilidade para se instalarem na região. Além da Havan, anunciada em janeiro de 2020, Cassol Centerlar e Fort Atacadista formam o complexo comercial previsto para ser erguido ao lado do ParkShopping Canoas. Juntas, representam R$ 120 milhões aportados para o município.

"Aguardamos a decisão do Ministério Público para que as empresas possam construir e, consequentemente, possamos fazer o parque. Garantimos que todos os olhos d'água serão preservados", enfatiza Ritter.

Revitalização

Tradicional parque da cidade, o Eduardo Gomes está recebendo serviços de revitalização esta semana. Inicialmente, foi feita uma limpeza geral no espaço, além de poda de árvores e galhos com risco de queda.

Quem costuma frequentar o Parcão, como é conhecido, para fazer exercícios físicos, se beneficiará muito dos trabalhos. Isso porque, a pista de caminhada está sendo restaurada, com retirada de pedras e fortalecimento do solo, conforme conta o secretário. "Os frequentadores daqui são bem conscientes, não têm o hábito de jogar lixo no chão. O parque recebe manutenção regular, mas estava precisando de uma atenção especial", diz Ritter. Em conjunto com as secretarias de Serviços Urbanos e Obras, o Eduardo Gomes receberá a troca de 52 lâmpadas encontradas queimadas nos postes e a substituição das lixeiras quebradas por novas.

Outono

Na próxima estação, o outono, a SMMA planeja plantar de 200 a 300 árvores frutíferas no Parcão. Nesta fase inicial, o secretário salienta que já foram replantados 40 vasos com figueiras e cicas. "Esse trabalho é fundamental, pois além de servir para lazer, é um ambiente que estimula a atividade física e promove cuidados com a saúde física e mental, além de receber eventos do município", diz ele. Em relação à pandemia, Ritter lembra que para evitar o contágio, é importante ir aos parques de máscara e manter distanciamento.

Capão

Com um aumento de 50% no número de frequentadores, a SMMA retomou o contrato de limpeza e manutenção diária do Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo.

O próximo passo é a recuperação total do lago central, que mesmo depois de limpo, voltou a ter excesso de vegetação. "Faremos um estudo biológico para entender o comportamento da vegetação e como podemos revitalizar o lago. O prefeito Jairo Jorge já captou R$ 700 mil junto ao Governo Estadual para esta obra, mas ainda não temos a data de quando será feita", explica ele.

Mais de 50 locais tiveram melhorias na cidade

Mais de 50 praças e parques do município de Canoas foram revitalizados no ano passado. No total, a SMMA contabiliza 1.161 vistorias nos locais. Entre as principais ações, estão a recuperação de 137 bancos, a entrega de 166 brinquedos consertados, a reposição de 198 lixeiras, o corte de mais de 5 milhões de metros quadrados de grama, a pintura de mais de 25 mil metros de meios-fios, a doação de 2.609 mudas de árvores e o plantio ordenado de outras 2.210.

De acordo com o diretor de Praças e Parques da SMMA, Itamar Vargas, o cuidado com os espaços públicos é uma das principais metas da atual gestão. "Mesmo nesse ano de dificuldades, conseguimos realizar muitas melhorias importantes em praças e parques da cidade", destaca Vargas.

Aposentado retorna ao espaço

  "Parque precisa de mais árvores"
"Parque precisa de mais árvores" Foto: PAULO PIRES/GES
Adão José de Souza, 61 anos, aposentado, voltou a caminhar ontem com seus cachorros pelo Parque Eduardo Gomes, depois de ser feita a capina. Durante uma semana, por encontrar o local com muito mato, optou por ir ao Capão do Corvo. Souza frequenta o parque desde o ano passado para fazer sua caminhada com os cachorros. Ele percebe que uma parte ainda precisa ser mais arborizada, pois como caminha entre 9 e 10 horas, nesse período, o calor dificulta. Outra situação perigosa que o aposentado alerta é para a matilha existente no parque. "Já presenciei brigas entre os cachorros."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.