Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas EDUCAÇÃO

Robótica conquista alunos da Emef Santos Dumont em Canoas

"Eles já nasceram com essa aptidão para a tecnologia", afirma diretora

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 12.07.2022 às 08:52

Os alunos das 36 turmas do 1º ao 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santos Dumont, contam desde o mês de junho com novas e inovadoras ferramentas para a aprendizagem: Kits de robótica. Os estudantes começam a interagir com os recursos ainda nas séries iniciais, quando de acordo com a diretora Patrícia Gerardt, trabalham com a iniciação à programação. “Temos dois tipos diferentes de kits, para estudantes do 1º ao 5º ano e depois para aqueles do 6º ao 9º ano”, explica.

As jovens Julia Santos, Julia Rossato e Gabriele Oliveira
As jovens Julia Santos, Julia Rossato e Gabriele Oliveira Foto: PAULO PIRES/GES
Durante o primeiro estágio do programa de robótica, os pequenos Gabriel Padilha, 10 anos, Maristela Lopes e Nicole de Lima, 9 anos, aprenderam a programar um pequeno robô para andar. “Eles já nasceram com essa aptidão para a tecnologia, pegam muito rápido”, confirma a diretora. Os três são alunos do 4º ano.

A diretora afirmou que os pequenos se tornaram multiplicadores da nova ferramenta, já que a cada utilização, eles fazem uma espécie de propaganda da plataforma. “Os professores podem utilizar o instrumento tanto na nossa Sala Google, quanto em sala de aula, já que possuímos cinco kits completos para os anos iniciais.” O sentimento de satisfação é compartilhado também pelos alunos. “Já vou pedir para a Prô nos trazer amanhã (terça-feira) de novo”, fez questão de salientar a animada Maristela.

Tecnologia no dia a dia

Não são apenas os pequenos que estão empolgados com as possibilidades oferecidas pelos kits de robótica. As jovens Julia Santos, 14 anos, Julia Rossato e Gabriele Oliveira, 15 anos, alunas do 9º ano, poderão ficar mais perto da ferramenta também na escola. As três já participaram de um programa de tecnologia, o '‘guria Fazendo Ciência’', oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocorre no Campus Canoas.

E para as meninas, a robótica não é apenas um hobby, como afirmou Gabriele. “Penso em estudar engenharia química na faculdade e antes disso já posso fazer um curso técnico”, garante. Enquanto montavam as peças, observadas pela professora de matemática Paula Sachser, as alunas mostravam empenho e interesse, que de acordo com a professora, acontece desde o início das atividades. “A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, aprendemos com os alunos e construímos novas oportunidades.” Ela declara que sempre se interessou pelo tema e quando teve a oportunidade, não restaram dúvidas em participar. “Isso ajuda também na matemática e na física, que fica na área de ciências”, finaliza.

Tecnologia em sala de aula

Além do kit robótica, a Emef Sant Dumont conta também com 11 telas interativas. Elas estão distribuídas em 18 salas de aula, além de uma na Sala Google. “Elas são grandes tablets, maravilhosas para a aprendizagem”, reitera Patrícia. Os alunos ainda têm a sua disposição 150 Chromebooks. “A grande diferença para a antiga sala de informática, é que esses Netbooks podem ser utilizados em qualquer parte da escola.”

Patrícia comunicou que foram instalados 11 antenas repetidoras de sinal da rede Wi-Fi pela escola, possibilitando esse tipo de uso. “Isso facilita a interação dos alunos.”

A Prefeitura de Canoas declarou que entre 2020 e 2021, foram adquiridos cerca de 5.570 Chromebooks, sendo entregues para todas as 44 Emefs. Ainda houve a implementação de 37 salas Google. Atualmente, conforme o Executivo, sete salas estão sendo readaptadas para também ficarem disponíveis para receber os dispositivos Google.
A Prefeitura de Canoas declarou que entre 2020 e 2021, foram adquiridos cerca de 5.570 Chromebooks, sendo entregues para todas as 44 Emefs. Ainda houve a implementação de 37 salas Google. Atualmente conforme o Executivo, sete salas estão sendo readaptadas para também ficarem disponíveis para receber os dispositivos Google.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.