Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Coronavírus

Caso de variante Delta é confirmado em Gramado

Morador de 32 anos que testou positivo para a cepa indiana já foi liberado do isolamento domiciliar e retornou ao trabalho

Publicado em: 19.07.2021 às 17:53 Última atualização: 19.07.2021 às 18:00

O secretário municipal da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, confirmou na tarde desta segunda-feira (19) o resultado positivo da variante indiana Delta (B.1.617.2) do novo coronavírus. As amostras enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, apontaram a descoberta feita em um morador de Gramado, de 32 anos.

De acordo com a Prefeitura, o homem já foi liberado do isolamento domiciliar e retornou às suas atividades profissionais. "Todas as medidas sanitárias foram tomadas", assegura Moschen.

O gramadense trabalha em dois hotéis na cidade. A suspeita é de que o morador possa ter sido infectado no local de trabalho, já que Gramado é um destino que recebe visitantes de diferentes lugares. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, ele não realizou nenhuma viagem.

Apesar da presença da cepa indiana no município, a Secretaria da Saúde de Gramado frisa que o número de recuperados é três vezes maior que o de novos casos de Covid-19. "Tanto o número de novos casos, quanto de internação, não apresentaram alterações significativas", pontua o secretário.

Nesta segunda, o boletim epidemiológico emitido pelo Centro de Operações de Emergência (COE) sinaliza que foram confirmados 12 novos casos em Gramado e 36 moradores estão recuperados da doença.

Números da pandemia em Gramado

Desde o início da pandemia, Gramado realizou 42.296 testes, seja em farmácias, laboratórios particulares ou no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), um dos motivos pela descoberta das variantes P1 e Delta.

Dos 8.789 casos confirmados, 8.601 estão recuperados e 55 estão em tratamento, sendo 48 em isolamento domiciliar e sete hospitalizados. Mais de 60 pacientes ainda aguardam os resultados dos exames. Ao todo, o município soma 133 mortes em decorrência do vírus.

Dos sete pacientes com confirmação para a doença internados no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), cinco estão na UTI Covid e dois na enfermaria especializada. Outros dois moradores estão na UTI e um em leito clínico aguardando os resultados dos exames.

Há também cinco pacientes não residentes internados em Gramado, todos na UTI. Segundo o boletim, dos 18 leitos de UTI disponíveis, 12 estão ocupados, o que representa 66,66% da taxa de ocupação somente com casos de Covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.