Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus IMUNIZAÇÃO

Estado distribui na quarta-feira 76 mil doses de vacina para adolescentes

Serão ofertadas vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o RS

Publicado em: 14.09.2021 às 15:49 Última atualização: 14.09.2021 às 15:51

A Secretaria da Saúde anunciou a distribuição das vacinas Pfizer recebidas nesta segunda-feira (13) para aplicação em adolescentes de 17 anos sem comorbidades e para dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais não residentes de instituições e para pessoas com baixa imunidade.

Vacinação contra a Covid-19 Foto: Myke Sena/MS
A distribuição às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) ocorrerá na próxima quarta-feira (15). Também haverá a distribuição de um quantitativo para municípios que ainda não completaram a primeira dose dos adultos maiores de 18 anos. No total, serão 296.010 doses de Pfizer divididas entre esses quatro grupos.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A decisão foi tomada pela gestão estadual da Saúde e representação das Secretarias Municipais de Saúde, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde desta segunda (13). A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que abrir a vacinação para outros grupos não significa deixar de buscar aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina e quem está no período de receber a segunda dose.

Públicos alcançados

Adolescentes

Serão distribuídas vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o Estado, ou seja, cerca de 76 mil doses.

Idosos

Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que esteja com o esquema vacinal completo (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses, ou seja, para aqueles que terminaram o esquema vacinal até 11 de março.

Imunossuprimidos

Para as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que baixam a imunidade, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Quem está apto a receber a dose de reforço são aqueles que terminaram o esquema vacinal (receberam a segunda dose ou dose única) em, no mínimo, 28 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.