Atuando na linha de frente em atendimentos a acidentes de trânsito, incêndios e outras ocorrências, os bombeiros voluntários entendem que deveriam ter direito à vacinação antecipada. No entendimento do Governo do Estado, não. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, serão vacinados neste momento agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Susepe.
A Voluntersul, associação que reúne 46 grupamentos de bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul, reivindica junto à SES sua inclusão entre os profissionais de segurança e salvamento que tiveram a vacinação antecipada e já estão recebendo a primeira dose do imunizante.
Leia notícias sobre coronavírus
“Essa instrução não é clara. Estamos desde o meio de março encaminhando pedidos à SES, pedindo a inclusão dos bombeiros voluntários nesse grupo prioritário, justamente por estarmos presentes em 54 municípios fazendo esse trabalho de linha de frente no atendimento”, afirma o presidente da Voluntersul e comandante dos bombeiros voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa.
A entidade estima que os bombeiros voluntários atuem em pelo menos 54 municípios gaúchos. De acordo com Rosa, alguns municípios, como Igrejinha e Rolante, já vacinaram os voluntários
Sem resposta da SES, a Voluntersul avalia a possibilidade de ingressar na Justiça para tentar garantir prioridade na vacinação.
“Estamos tentando construir junto aos municípios, vamos tentar todas alternativas antes de entrar com uma liminar na Justiça.”