Era 23 de março de 2020, quando, por medida de prevenção à propagação do coronavírus, moradores de Estância Velha viram os horários de ônibus reduzirem na cidade. Em agosto, algumas linhas tiveram seus horários ampliados, mas oito meses depois passageiros seguem insatisfeitos.
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É o caso do seu Valdomiro de Oliveira, morador do loteamento Industrial, junto ao bairro Campo Grande. Ele alega que tem à disposição apenas dois horários de ônibus. Um pela manhã, às 7h45, e outro às 18 horas, o que lhe força a gastar mais para se deslocar por transporte de aplicativo.
“Eu e meu filho usamos com frequência. Usar Uber tem se tornado caro, pois é no mínimo R$12 que gastamos todas as vezes. Precisamos de mais horários de ônibus disponiveis”, argumentou. Oliveira disse, também, que a passagem está cara demais. “Pagamos um valor superior a R$ 4 na passagem. Ir para o Centro de Estância Velha é quase o mesmo preço que ir para Novo Hamburgo.” O valor da passagem para as linhas municipais é de R$ 4,10, enquanto intermunicipais R$ 4,25.
A pandemia impactou muitos setores. Com o transporte público não foi diferente. A empresa Silas - Serviços de Transportes Urbanos Ltda, que realiza o transporte coletivo dentro de Estância Velha desde o ano de 2016 e também opera linhas intermunicipais, reduziu sua oferta.
De acordo com o gerente da empresa, Alcides da Silva, todas as linhas estão com horários reduzidos e o momento não tem sido fácil. “A demanda de passageiros caiu aproximadamente 70%. Já falei com o prefeito Diego Francisco (PSDB), solicitando o reequilíbrio do contrato, mas até agora não tive retorno. Se continuar assim, provavelmente iremos fechar”, disse.
Seguindo a demanda, os bairros Campo Grande e Boa Saúde são ofertados com mais horários, afirmou Silva. Com relação ao pedido do seu Valdomiro, o gerente da empresa explica. “Alguns horários entram no Industrial. Mas os demais contemplam a grade do bairro Campo Grande. Priorizamos horários de pico, ou seja, a demanda maior é quando o trabalhador diário utiliza, no início da manhã e final da tarde”, esclarece.
Em 2020, a prefeitura de Estância Velha chegou a encaminhar o projeto de lei para a Câmara de Vereadores, propondo subsídio de até R$ 420 mil para a empresa, que ameaçava a suspensão pela queda drástica de usuários das linhas. No entanto, a subvenção não foi aprovada pelos vereadores.
Já em janeiro deste ano, houve novo pedido de representantes da empresa ao prefeito eleito. Esta nova reivindicação de subsídio segue em análise.