Publicidade
Notícias | Região Coronavírus

Estado estuda ajustes após remessa menor de vacinas

Chegaram menos doses de CoronaVac que o previsto

Publicado em: 02.08.2021 às 03:00 Última atualização: 02.08.2021 às 10:50

O Estado recebeu, na manhã de sábado, 303.540 doses de vacina contra a Covid-19: 166.140 da Pfizer e 137.400 de CoronaVac. Dois aviões pousaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h11 e às 9h15, respectivamente. O Ministério da Saúde enviou um quantitativo menor do que o previsto inicialmente de CoronaVac (140.800).

Chegada de166.140 doses da Pfizer no Salgado Filho Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini

O rateio e distribuição das vacinas deverão ser definidos entre gestores estaduais e municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nos próximos dias.

Leia notícias sobre coronavírus

A equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) estuda iniciar, a partir desta remessa, a distribuição de doses para os ajustes nas possíveis distorções entre estimativas populacionais e aplicação real das doses nos municípios.

Adequação à projeção populacional e situação dos municípios

"Trabalhamos com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem, na vida real, à população que se vacina efetivamente em cada cidade. Queremos seguir distribuindo as vacinas da forma mais equânime e uniforme possível, levando em consideração, por exemplo, a maior população que municípios do Litoral recebem no verão e da Serra, no inverno", explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.

Regiões

Os 497 municípios gaúchos foram separados em quatro categorias, de acordo com o porte populacional, e foi calculada uma média percentual das coberturas vacinais. Aqueles que ficaram abaixo da média receberão doses para equalizar a diferença. Serão necessárias 200 mil doses, divididas entre 257 municípios gaúchos, para solucionar todas as distorções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.