Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Vacina

Nova Santa Rita reduz em 92% mortes por Covid-19

Foram 31 óbitos em março; setembro registrou uma vítima fatal

Por Daniele Farias
Publicado em: 13.10.2021 às 03:00 Última atualização: 14.10.2021 às 08:26

O município de Nova Santa Rita comemora a queda no registro de óbitos por Covid-19. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a redução foi de 92% de março (31 mortes), no pico da crise, para 1 morte, no mês de setembro deste ano.

98% da população com 12  já recebeu 1ª dose
98% da população com 12 já recebeu 1ª dose Foto: PAULO PIRES/GES
O prefeito Rodrigo Battistella destaca que este resultado positivo só é possível devido às estratégias de acompanhamento e controle, aplicadas desde o início da pandemia, além dos recursos destinados à Saúde.

"Focamos no distanciamento social e investimos em equipamentos de testagem rápida que dão o resultado em 12 minutos. Isto nos deu vantagem para aplicar rapidamente os procedimentos indicados para quem recebia notificação positiva de contaminação pelo vírus", explica.

Rede de serviços

O secretário municipal da Saúde, Cassiano Antunes, informa que o acompanhamento dos casos da doença e solicitações de leitos, feito de forma online e em rede com a central de regulação do Estado e os hospitais de Canoas, também contribuíram para a redução dos casos, além do avanço da vacinação. "Esse trabalho em rede contribui para a identificação mais rápida de disponibilidade de leitos, por exemplo", explica.

Antunes reforça que, esta semana, segue a aplicação da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Dose de reforço

Nova Santa Rita iniciou nesta segunda-feira (11) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os profissionais liberais de saúde. É possível fazer a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Adão Pretto, no Centro, e Coronel Olympio, no Berto Círio, das 13 horas às 16h30. Para receber o reforço, é preciso que a pessoa tenha feito a 2ª dose há pelo menos seis meses e apresentar a carteira de vacinação, além de documento com foto.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Cassiano Antunes, a aplicação da 3ª dose para os servidores das unidades de saúde do Município já havia sido iniciada. Esta semana também segue a vacinação com D2 e D3 para o restante da população nos postos de saúde.

Antunes destaca que 98% da população vacinável, com 12 anos ou mais, de um total de 24 mil habitantes, já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Estão imunizados com a D2 62% dos nova santarritenses.

Novas estruturas

Para 2022, a Prefeitura de Nova Santa Rita prevê investimentos para novas unidades de atendimento em saúde. De acordo com o prefeito Battistella, a Policlínica 24 horas terá recursos de R$ 6 milhões. "A licitação será realizada no início do próximo ano e a obra deve começar ainda no primeiro semestre", informa o prefeito.

O posto de saúde no bairro Caju, que já está em obras, deve ficar pronto até o final deste ano. No total, foram investidos R$ 1,2 milhão no espaço de 300m².

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.