A saúde dos homens é um assunto que ganha maior espaço no final do ano por causa da campanha Novembro Azul, um movimento global criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Esse tipo de câncer consiste no segundo tumor mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que até o final deste ano serão diagnosticados 65 mil novos casos de câncer de próstata no País. “Outros números nos mostram que a doença maligna desse órgão é responsável por um diagnóstico a cada sete minutos e um óbito a cada 40 minutos no Brasil”, alerta o médico urologista João Álvaro Santos e Silva, que trabalha há três anos do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom.
O especialista informa que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o início do rastreamento de câncer de próstata a todos os homens a partir dos 50 anos de idade. Essa consulta de rastreamento consiste no exame físico e dosagem de marcadores no sangue.“É importante ainda ressaltar que, na presença de fatores de risco para essa doença, como histórico familiar em parente de primeiro grau e homens negros, esse rastreamento deve ser iniciado aos 45 anos”, completa o urologista.
Desde que assumiu a gestão administrativa do Lauro Reus, a Associação Beneficente São Miguel (ABSM) tem investido em melhorias nas áreas, como a urologia e oncologia, e promovido campanhas de aproximação junto à comunidade, dentro da proposta de humanização do atendimentos.
Alinhado a essa ideia, nos dias 24 e 25 de novembro, homens moradores do município estão convidados a prestigiar o Programa Consultório da Saúde do Homem (HLR), que realizará de forma gratuita consultas de enfermagem (com entrevista, avaliação de sinais vitais), coleta de dados, orientações e diagnóstico de enfermagem. Caso seja necessário, haverá agendamento para exame de PSA e encaminhamento para consulta com especialista. O atendimento será realizado nos dois dias das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
A ideia Programa Consultório da Saúde do Homem é também conscientizar as pessoas de que a prevenção não deve ocorrer somente no Novembro Azul, mas no ano inteiro.
De acordo com o especialista, a prevenção começa ao manter hábitos saudáveis, reduzindo fatores de risco, como obesidade e sedentarismo. Isso pode ser obtido com alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
O Lauro Reus disponibiliza a opção de consulta ambulatorial, com os médicos João Álvaro Silva e Pablo Oliveira para fazer acompanhamento. Além disso, também possui estrutura para a realização de exames laboratoriais e de imagem.
Efeitos da pandemia:
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde recentemente revelam que houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer na comparação entre os anos de 2020 e 2019.
2019:40.409
2020:31.888
2021:21.539 (até agosto)
Check-up regular:
Fazer check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Fatores de risco:
- Histórico familiar de câncer de próstata, como pai, irmão e tio.
- Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
- A obesidade também é considerada um fator de risco.
Muito importante!
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista