Botão de Assistente virtual

Lauro Reus promove ações para alertar homens sobre cuidados com a saúde

Inspirado no Novembro Azul, hospital incentiva a prevenção ao câncer de próstata com dias especiais de consultas. Nesta reportagem, médico especialista dá dicas sobre cuidados

A saúde dos homens é um assunto que ganha maior espaço no final do ano por causa da campanha Novembro Azul, um movimento global criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer consiste no segundo tumor mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que até o final deste ano serão diagnosticados 65 mil novos casos de câncer de próstata no País. “Outros números nos mostram que a doença maligna desse órgão é responsável por um diagnóstico a cada sete minutos e um óbito a cada 40 minutos no Brasil”, alerta o médico urologista João Álvaro Santos e Silva, que trabalha há três anos do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom.

"Geralmente, os pacientes do gênero masculino procuram o urologista somente quando apresentam sintomas urinários. Mas, felizmente, isso está mudando", diz o médico urologista João Álvaro
"Geralmente, os pacientes do gênero masculino procuram o urologista somente quando apresentam sintomas urinários. Mas, felizmente, isso está mudando", diz o médico urologista João Álvaro Foto: Divulgação
Os homens, devido a questões culturais e de forma diferente das mulheres, explica o médico, não desenvolvem uma cultura de realizar consultas de rotina, não somente em relação à próstata, mas à saúde em geral. “Geralmente, os pacientes do gênero masculino procuram o urologista somente quando apresentam sintomas urinários. Mas, felizmente, isso está mudando”, avalia João Álvaro.

O especialista informa que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o início do rastreamento de câncer de próstata a todos os homens a partir dos 50 anos de idade. Essa consulta de rastreamento consiste no exame físico e dosagem de marcadores no sangue.“É importante ainda ressaltar que, na presença de fatores de risco para essa doença, como histórico familiar em parente de primeiro grau e homens negros, esse rastreamento deve ser iniciado aos 45 anos”, completa o urologista. 

Hospital terá dois dias especiais para os homens

Desde que assumiu a gestão administrativa do Lauro Reus, a Associação Beneficente São Miguel (ABSM) tem investido em melhorias nas áreas, como a urologia e oncologia, e promovido campanhas de aproximação junto à comunidade, dentro da proposta de humanização do atendimentos.

Alinhado a essa ideia, nos dias 24 e 25 de novembro, homens moradores do município estão convidados a prestigiar o Programa Consultório da Saúde do Homem (HLR), que realizará de forma gratuita consultas de enfermagem (com entrevista, avaliação de sinais vitais), coleta de dados, orientações e diagnóstico de enfermagem. Caso seja necessário, haverá agendamento para exame de PSA e encaminhamento para consulta com especialista. O atendimento será realizado nos dois dias das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Cuidados o ano inteiro

A ideia Programa Consultório da Saúde do Homem é também conscientizar as pessoas de que a prevenção não deve ocorrer somente no Novembro Azul, mas no ano inteiro.

De acordo com o especialista, a prevenção começa ao manter hábitos saudáveis, reduzindo fatores de risco, como obesidade e sedentarismo. Isso pode ser obtido com alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

O Lauro Reus disponibiliza a opção de consulta ambulatorial, com os médicos João Álvaro Silva e Pablo Oliveira para fazer acompanhamento. Além disso, também possui estrutura para a realização de exames laboratoriais e de imagem.

SAIBA MAIS

Efeitos da pandemia:

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde recentemente revelam que houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer na comparação entre os anos de 2020 e 2019.

2019:40.409

2020:31.888

2021:21.539 (até agosto)

Check-up regular:

Fazer check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

 

Fatores de risco:

- Histórico familiar de câncer de próstata, como pai, irmão e tio.

- Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

- A obesidade também é considerada um fator de risco.

Muito importante!

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
VAGA DE TRABALHO

Empresa de Novo Hamburgo seleciona Programador Web

Região

Caminhadas e trilhas pelo interior atraem turismo em cidades da região

Região

Rede de lojas de preço único ganha mercado e se expande pela região

Região
Negócios

Com conceito inovador, nova loja da Guaibacar em Canoas inaugura hoje

Região