Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região IMUNIZAÇÃO

Estado libera quarta dose da vacina contra Covid-19 para público acima de 40 anos

Aplicação varia conforme cidade; Novo Hamburgo aguarda remessa

Por Redação
Publicado em: 22.06.2022 às 03:00 Última atualização: 22.06.2022 às 11:31

Na terça-feira (21), a Secretaria da Saúde estadual (SES) anunciou que a segunda dose de reforço contra a Covid-19 (a chamada quarta dose) está sendo ampliada para o público com idade a partir de 40 anos de idade. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

Vacinação contra Covid-19 abre para mais um público
Vacinação contra Covid-19 abre para mais um público Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

"O avanço nas idades pode variar de município para município de acordo com a disponibilidade de doses. Neste momento, a SES dispõe de estoque de vacinas para atender aos municípios que vierem a solicitar além de manter a vacinação dos demais grupos de acordo com os esquemas preconizados", informou a SES através de nota.

Em Novo Hamburgo, a Prefeitura informou na terça-feira que ainda aguardava nova remessa para iniciar a imunização deste público.

"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo destaca que só poderá avançar neste grupo após receber quantitativo suficiente de vacinas. A SMS já enviou pedido de mais doses ao Estado, mas não há estimativa do envio", diz nota.

Vacinação segue

Novo Hamburgo segue com a quarta dose em pessoas com mais de 50 anos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, conforme vinha sendo realizado desde semana passada. A aplicação para este público, conforme a SMS, ocorre em todas as unidades de saúde.

Terceira dose

A terceira dose segue disponível para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante (CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca). É necessário apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose, documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência no município.

Adolescentes

Novo Hamburgo também tem a dose de reforço para adolescentes (jovens de 12 a 17 anos) em todas as unidades de saúde. É necessário estar acompanhado do responsável e apresentar comprovante da primeira dose, documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência no Município e caderneta de vacinação (se tiver).

Crianças

A vacinação infantil contra a Covid com o imunizante da Pfizer está sendo aplicada exclusivamente em quatro unidades de saúde do Município: Casa da Vacina, Unidade Básica de Saúde (UBS) Canudos, UBS Santo Afonso e Unidade de Saúde da Família (USF) Lomba Grande. Nestes quatro locais são aplicadas a primeira e segunda dose da Pfizer pediátrica, sem a necessidade de agendamento, respeitando a ordem de chegada, em crianças de 5 a 11 anos.

É necessária a presença de um responsável legal pela criança. Os documentos são identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência de Novo Hamburgo no nome dos pais ou responsáveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.