Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EVENTO

Festa da Colônia de Taquara vai destacar a cultura de quatro povos que formaram o município

Primeiro edição do evento ocorrerá no dia 6 de agosto, na Sociedade 5 de Maio; no cardápio, haverá pratos da culinária brasileira, alemã, italiana e portuguesa

Por Joceline Silveira
Publicado em: 26.07.2022 às 15:06 Última atualização: 26.07.2022 às 15:07

Resgatando origens e celebrando tradições: assim será a 1ª edição da Festa da Colônia de Taquara. O evento ocorrerá no sábado do dia 6 de agosto, na Sociedade 5 de Maio, e busca celebrar os hábitos do interior da cidade, apoiados na cultura brasileira e dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Para divulgar o evento, o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra, vistou nesta terça-feira (26) a sede do Grupo Sinos acompanhado da corte de Taquara - a rainha, Ana Carolina Magalhães dos Santos, e as princesas, Jenifer Alessandra Adam e Camila dos Santos Carvalho. "Essa festa foi preparada para evidenciar as etnias que formam o município e, além de tudo, fomentar a produção local", disse Salvaterra.

Festa da Colônia de Taquara vai destacar a cultura de quatro povos que formaram o município
Festa da Colônia de Taquara vai destacar a cultura de quatro povos que formaram o município Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Oferecendo gastronomia típica e uma feira de produtos coloniais, o evento será embalado pela Banda Real Madrid, de músicas alemãs, e o Coro Municipal, que se apresentam no palco principal. A programação, que terá entrada gratuita, será das 8 às 22 horas.

Pela manhã, será realizada a Feira do Colono na calçada da Sociedade, com a venda de produtos produzidos no município. Na parte da tarde, às 15h30, inicia o Café Colonial, que terá cucas, bolos, queijos, salame e linguiça produzidos pela Agricultura Familiar de Taquara. De noite, a partir das 20 horas, haverá o jantar. Nele, as pessoas que adquirirem os cartões poderão acompanhar os cozinheiros na elaboração de pratos típicos tradicionais das quatro etnias.

“Todo o lucro gerado com a venda dos cartões será revertido para cada entidade participante, como o Rotary Inclusão, Lions Clube, Corrente do Bem, Lar Padilha, Magno Rigo Centro de Saúde (com a destinação de seus lucros à ONG Vida Breve), Cavalheiro Café e Agricultura Familiar”, explica a professora Ana Carolina Magalhães, rainha da Corte de Taquara.

A expectativa da organização é que pelo menos 600 pessoas prestigiem a festa, que é realizada em parceria com entidades beneficentes taquarenses.

O que será servido no jantar

- Culinária brasileira: escondidinho de mandioca, servido pelo Rotary Inclusão; e feijoada, couve e laranja, servido pela Corrente do Bem.
- Culinária italiana: polenta, galinha caipira e salada de radite com bacon, servido pelo Lions Clube.
- Culinária alemã: chucrute, batata refogada, salsicha bock e joelho de porco desfiado com legumes. De sobremesa, uma torta de maçã (apfelstrudel) e café servido na mesa. Servido pelo Lar Padilha.
- Culinária portuguesa: pataniscas de batata, caldo verde português e baba de camelo de sobremesa. Servido por Magno Rigo Centro de Saúde e ONG Vida Breve.

Cartões

Para o café colonial e o jantar, o valor é de R$ 40 por pessoa, e o prato que será servido poderá ser escolhido. Os cartões podem ser adquiridos na Diretoria de Cultura (Rua Nelson Renck, 2957, Centro) ou diretamente com as entidades. Mais informações pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 293.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.