Publicidade
Notícias | Região ESPORTE

Complexo da Ulbra Canoas será "nova casa" das Gurias Gremistas a partir de outubro

Contrato firmado entre clube e universidade tem vigência até o fim de 2025

Publicado em: 16.08.2023 às 10:12

O Complexo Esportivo da Ulbra Canoas é oficialmente a nova sede do futebol feminino profissional e Sub-20 do Grêmio. A parceria entre o clube tricolor e a Ulbra Sport, que integra a Rede Ulbra de Educação, foi oficializada na última segunda-feira (14), na Tribuna Presidencial da Arena do Grêmio.

Jogadoras treinam até setembro no Estádio Antônio Vieira Ramos (Vieirão), em Gravataí
Jogadoras treinam até setembro no Estádio Antônio Vieira Ramos (Vieirão), em Gravataí Foto: Morgana Schuh/Grêmio

Após a assinatura do contrato, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, e o vice-presidente da mantenedora da Ulbra, Antônio Carlos Romanoski, fizeram a troca de camisetas do Grêmio e da Ulbra. "As gurias terão a estrutura do Centro de Treinamento (CT) e dos alojamentos. As mulheres atletas merecem ser reverenciadas e ter oportunidade de mostrar e brilhar com seu talento", destaca Romanoski.

Segundo o presidente do Grêmio, até outubro as atletas estarão treinando e fazendo uso da estrutura do CT. "As meninas farão uso de campos com medidas oficiais, ginásios multiuso, campo de futebol sete, academia, além dos alojamentos", enfatiza Guerra.

Gilson Alves Bernardo, conhecido como Mão de Pilão, ressalta a importância da nova parceria. "O Hans Kuchenbecker e eu somos os atuais gestores da Ulbra Sport. Estamos trabalhando para a retomada do esporte na instituição. Esse momento marca uma revitalização. Vamos receber atletas de um dos maiores clubes do sul. O primeiro passo será ambientar elas ao espaço, e na sequência oferecer a possibilidade de virem estudar na Ulbra", detalha Mão de Pilão.

Conforme o cogestor, o esporte na universidade está em processo de retomada de protagonismo.

Estrutura fornecida pela universidade

O contrato firmado entre o clube e a universidade tem vigência até o fim de 2025. O Centro de Treinamento da Ulbra conta com três campos: dois de futebol de campo e um de futebol sete. As atletas do tricolor terão disponível um alojamento com 17 quartos, um auditório, vestiário e cozinha. As jogadoras do Grêmio terão oportunidade de bolsas de estudo, além de orientação e acompanhamento em cursos.

"O estudo e o apoio extracampo [fisioterapia, medicina, psicologia, odontologia] também são pontos que queremos ofertar, ou seja, colocar tudo que for possível à disposição delas", salienta Mão de Pilão.

O cogestor explica que pretende firmar outras parcerias. "A Ulbra tem condições de abrigar outras modalidades esportivas. O caminho foi aberto. Temos como proposta deixar a estrutura cada vez melhor", conclui.

Futuro das gremistas

Ao todo, quase 60 atletas do Grêmio vão utilizar o Centro de Treinamento da Ulbra. A inauguração oficial ainda não tem data definida. Segundo o Grêmio, será anunciada em breve. O presidente do clube ressalta que a parceria com a Ulbra é um dos principais projetos de gestão voltados à equipe profissional de futebol feminino.

"Temos certeza de que nessa nova estrutura, nossas 'gurias do Grêmio' vão poder desenvolver o trabalho e, consequentemente, colher grandes resultados. Não é apenas a questão da estrutura, mas também a oportunidade de poder estudar na universidade e desenvolver trabalhos de melhoramento de futebol feminino, com estudos. Agradeço à Ulbra pela parceria, por acreditarem no Grêmio. Juntos, unindo forças, poderemos alcançar grandes objetivos", completa Guerra.

O time do Grêmio vai disputar a segunda fase do Gauchão Feminino 2023. Nessa fase participam Grêmio, Internacional e os quatro melhores times da primeira fase. A competição está prevista para terminar no dia 10 de dezembro.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual