Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Rio Grande do Sul Efeitos na América do Sul

Fumaça dos incêndios na Austrália podem chegar ao Vale do Sinos na terça e na quarta-feira

Segundo a MetSul Meteorologia, não haverá risco à saúde dos gaúchos

Última atualização: 06.01.2020 às 15:36

Incêndios na Austrália já mataram 25 pessoas e milhares de animais Foto: Peter Parks/AFP
Os incêndios florestais que devastam a Austrália parecem um problema bem distante para quem vive aqui no Rio Grande do Sul, entretanto, os efeitos já são sentidos em alguns países da América do Sul e estão prestes a chegar ao Estado. A previsão da MetSul Meteorologia é de que a fumaça das chamas – que já mataram ao menos meio bilhão de animais, 25 pessoas e destruíram a mata local –, devem avançar pelo Rio Grande do Sul entre a terça (7) e a quarta-feira (8), podendo chegar ao Vale do Sinos, mas vista de forma mais perceptiva no Sul e Oeste gaúcho. O por do sol, nestes dois dias, deve ter o alaranjado realçado.

Com base em dados da Nasa, agência espacial norte-americana, e de especialistas do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), a MetSul explica que "a quantidade de material particulado é tão imensa na atmosfera que é capaz de cruzar todo o Pacífico."

A fumaça deve ser trazida por um centro de baixa pressão, que impulsionará ar mais seco do Centro da Argentina ao Sul do Brasil. Especialistas avaliam que a névoa gigante e densa detectada pela Nasa tem uma pequena contribuição também de incêndios no Chile. Conforme a Metsul, a fumaça que chegará por aqui não coloca em risco a saúde dos gaúchos, pois a densidade da fumaça que chegará aqui é muito pequena se comparada a que tem na Austrália.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.